Conceitos 

SOBRE NÓS

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED) é parte do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, instituído pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) do Governo Federal. Nosso instituto tem como principal objetivo contribuir para a renovação conceitual e instrumental da ação pública comprometida com o desenvolvimento. A partir da constatação das mudanças no cenário internacional que vêm ocorrendo desde o início do século XXI, tornou-se evidente a necessidade de adaptação do Estado e de suas políticas ao novo contexto, bem como a importância de estratégias inovadoras do governo, de outros atores sociais e, especialmente, das empresas. 

Nosso INCT, assim como todos demais os INCTs instituídos no Brasil, ocupa posição estratégica no Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), tanto pela sua característica de ter como foco temático uma área de conhecimento, como pela complexidade de sua organização e de porte do financiamento. Participamos, desde a criação do Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, de dois instrumentos de convocação públicos lançados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e seus parceiros institucionais: 1) o Edital MCT/CNPq/FNDCT/CAPES/FAPEMIG/ FAPERJ/FAPESP Nº 015/2008 e 2) a CHAMADA INCT - MCTI/CNPq/CAPES/FAPs nº 16/2014. Somos financiados atualmente pelo CNPq, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). 

O projeto do INCT/PPED apresentado ao Edital 16/2014 teve sua aprovação divulgada em 2016. Ele apresentou continuidades e avanços em relação ao projeto do INCT/PPED anterior, cuja vigência se estendeu entre 2009 e 2015. O ano de 2016 marcou ao mesmo tempo a transição entre a primeira e a segunda fase e constituiu o ponto zero do novo INCT/PPED aprovado.

A partir do final do ano de 2020, inicia-se uma terceira e nova fase do INCT/PPED, que incorporou horizontes renovados para a pesquisa de capacidades estatais: o desmonte de políticas públicas e de instituições, a resistência burocrática, a desconstrução de capacidades, a necessidade de construção de novas capacidades face à pandemia do COVID-19 e as visões de futuro para uma nova correlação política que seja capaz de superar, ou pelo menos de reduzir, os impasses do presente.

 

OBJETIVOS E METAS

Os objetivos do INCT/PPED são:

a) Formação de recursos humanos - orientação e formação de mestres e doutores pelos docentes do INCT/PPED, nos seus programas de pósgraduação; incorporação de pós-doutores; organização de cursos de curta duração no país e no exterior, dirigidos ao setor público e empresarial.

b) Pesquisas individuais e coletivas nas três linhas aprovadas, que foram desenvolvidas pelos professores do INCT/PPED, pesquisadores vinculados, parceiros nacionais e internacionais, pesquisadores de pósdoutoramento.

c) Transferência de conhecimento para a sociedade - realização de Conferências Internacionais, seminários nacionais e locais por linhas de pesquisa, sobre resultados das pesquisas; organização de seminários do NUPPAA; publicação, por parte dos pesquisadores do INCT/PPED de artigos em jornais Qualis CAPES; publicação de livros e capítulos de livros; difusão de material do INCT/PPED no website do instituto; Revista Desenvolvimento em Debate (DD); Repositório Ágora (Biblioteca Digital que fazia parte do projeto)

e) Transferência de conhecimento para o setor produtivo - os dois núcleos que se destacam são o Parque Tecnológico da Universidade Federal de Juiz de Fora e o IBRACH, instituição associada ao INCT/PPED.

f) Transferência de Conhecimento para o Governo -  discussão de políticas públicas entre acadêmicos e gestores de instituições públicas e empresas privadas, dentro dos Seminários do NUPPAA.