2o Seminário NUPPAA 2017 - Pensando e Repensando Políticas Públicas

Bem-vindo ao 2º Seminário NUPPAA 2017

Apresentação

O NUPPAA – Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) realizará o 2º Seminário – Pensando e Repensando Políticas Públicas, que acontece de 3 a 4 de outubro de 2017, no Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo, Rio de Janeiro. O evento é gratuito e as inscrições serão recebidas somente por meio online pelo site do evento.


A avaliação de políticas públicas como campo interdisciplinar de conhecimento (e de pesquisa social) é relativamente recente no debate brasileiro, embora haja uma produção consistente de avaliações substanciais de políticas públicas, segmentadas em variados setores e em linhas de pesquisas de programas pós-graduação do país – políticas agrária, assistência social, cultura, desenvolvimento, educação, inovação, macroeconômica, meio ambiente, saúde e complexo industrial da saúde, turismo, urbana, dentre outras. Contudo, a avaliação como objeto de análise constitui uma lacuna que NUPPAA quer preencher.


O NUPPAA pretende agregar conhecimento ao campo multidisciplinar e heterogêneo da Análise e Avaliação de Políticas Públicas - em seus distintos paradigmas, enfoques, temas e métodos – visando instigar a formação e a produção científica interinstitucional em avaliação, a partir do debate sobre as ações contemporâneas do Estado, em interface com a sociedade civil, neste campo.


O 2º Seminário – “Pensando e Repensando Políticas Públicas” – tem como objetivo reunir atores públicos e privados com atuação em análise e avaliação de políticas públicas, incluindo: professores, pesquisadores, gestores públicos governamentais, do terceiro setor, estudantes, pós-graduandos, bem como as redes afins.


O NUPPAA pretende agregar conhecimento ao campo multidisciplinar e heterogêneo da Análise e Avaliação de Políticas Públicas – em seus distintos paradigmas, enfoques, temas e métodos – visando instigar a formação e a produção científica interinstitucional em avaliação, a partir do debate sobre as ações contemporâneas do Estado, em interface com a sociedade civil, neste campo.


Ana Célia Castro e Alcides Gussi (Coordenadores do NUPPAA)



Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 17/08/2017 a 29/09/2017.




Apresentação de Trabalhos

A Comissão Organizadora do 2º Seminário NUPPAA receberá propostas de apresentação de trabalhos, conforme instruções a seguir.


Grupos de Trabalhos – Gts

Como o 2º Seminário NUPPAA almeja disseminar conhecimentos e experiências desenvolvidos em análise e avaliação de políticas públicas, os participantes interessados em apresentar trabalhos devem fazê-lo nos seguintes Grupos de Trabalhos – GTs:


GT-1 – Políticas Sociais e Direitos Humanos. Coordenadores: Célia Kerstenezky, Maria Antonieta Leopoldi e Sol Garson.
GT-2 – Políticas de Saúde e Complexos industriais de Saúde. Coordenadores: Carlos Morel, Cláudia Chamas e Ignácio Godinho.
GT-3 – Políticas Culturais e Direitos do Autor. Coordenadores: Allan Rocha, Leandro Mendonça e Lia Calabre.
GT-4 – Políticas Industriais, Inovação e Governança do Conhecimento. Coordenadores: Ana Célia Castro, Antonio Márcio Buainain, Renata La Rovere e Caetano Penna.
GT-5 – Sustentabilidade, Territórios e Mudança Institucional. Coordenadores: Maria Tereza Leopardi, Estela Neves e Lionello Punzo.
GT-6 – Políticas Macroeconômicas, Estado e Desenvolvimento. Coordenadores: Carlos Frederico Leão Rocha, Leonardo Burlamaqui e Ester Dweck.
GT-7 – Meta Avaliação de Políticas Públicas. Coordenadores: Alcides Gussi, Paulo Jannuzzi e Camila de Mario.


Submissão de Resumos

O proponente deverá enviar o Resumo Expandido, com os seguintes itens:
• GT: número e nome;
• Título do trabalho;
• Nome completo do autor e do(s) co-autor(es), instituição e e-mail;
• Resumo, contendo: Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões;
• Referências (no máximo 5)
• Palavras-Chave (no mínimo 3 e no máximo 5);


Instruções para Autores

Os resumos devem conter, no máximo, 1.150 palavras no formato A4 (21x29,7cm), digitadas em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e justificado. Não serão aceitos resumos fora do padrão do Modelo de Apresentação de Trabalho.


As propostas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro autores, sendo que cada participante poderá participar de um único GT como autor principal do trabalho.


Para o envio do Resumo Expandido, será necessário o preenchimento do formulário eletrônico e do upload do Modelo de Apresentação de Trabalho. O período de envio é de 16 de agosto até meia noite de 5 de setembro/2017.


No momento do envio eletrônico, a autor assinalará o GT a que se refere o resumo.


Acesse o Modelo de Apresentação de Trabalho.


Os resumos selecionados serão publicados nos Anais do Seminário NUPPAA, conforme foram enviados. É terminantemente proibido qualquer tipo de inclusão, correção ou alteração nos resumos recebidos.


A lista dos trabalhos aprovados será publicada no site em 26 de setembro de 2017.




Cronograma

Os participantes devem observar os seguintes prazos:

Atividades Prazo
Chamada de Resumos Expandidos 17 de agosto a 13 de setembro de 2017
Divulgação dos Resumos Selecionados 26 de setembro de 2017
Inscrições no Seminário

16 de agosto a 29 de setembro de 2017

Inscrições nos Minicursos

Aguarde em breve as inscrições dos Minicursos