Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/inct/public_html/pesquisa/linhas/1/pesquisadores/index.php on line 8
Linha de Pesquisa 1 - Pesquisadores | INCT/PPED

Linha de Pesquisa 1 – pesquisadores

Antonio Barros de Castro
Professor Emérito do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro do Institute for Advanced Study, Princeton, USA. Professor e pesquisador da CEPAL, Nações Unidas, de 1962 a 1973. De 1980 a 2003 foi Professor Titular do Instituto de Economia da UFRJ. Professor visitante nas Universidades do Chile, Cambridge (Inglaterra), Berkeley (USA) e Oxford. Foi Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (1992), Diretor do mesmo banco (2004-2007) e assessor da Presidência (2007-2010). Atualmente é Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, do Instituto de Economia da UFRJ. Entre os diversos livros publicados, destaca-se a "A economia brasileira em marcha forçada", em parceria com Francisco Eduardo Pires de Souza. Suas principais áreas de interesse são: História Econômica Comparada, Política Econômica e Economia Industrial.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/9966153152647545

Charles Freitas Pessanha
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Possui graduação em pela Universidade Federal Fluminense (1968), mestrado em pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1981), doutorado pela Universidade de São Paulo (1997) e pós-doutorado pela Universidade de Londres, U.K.(2002). Atualmente é professor assocido da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, membro do Conselho Editorial da Editora da UFRJ, do Scielo Social Sciences, Dados - Revista de Ciências Sociais, Estudos Históricos, Opinião Pública e História Ciências Saúde Manguinhos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política e Estudos de Instituições. Atualmente é Membro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Ciência Política e Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos.
Acesse a linha de pesquisa (pdf)
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1106666860330147

Eduardo Antonio Salomão Condé
Doutor em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2004) e Mestre em Ciência Política no Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro IUPERJ (1996). É professor adjunto no Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde também atua no programa de Pós-graduação (Mestrado-Doutorado) em Ciências Sociais. É pesquisador associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - Políticas Públicas e Desenvolvimento (INCT PPED), do qual participam UFRJ,UFF, UNICAMP e UFJF. Suas áreas de interesse abrangem a Ciência Política e suas fronteiras com a Economia, destacando-se os seguintes campos: políticas públicas, desenvolvimento, comportamento político, estado de bem estar e integração européia. Vem desenvolvendo projetos de pesquisa sobre bem estar, participação e cultura política, bem como sobre desenvolvimento e variedades de capitalismo.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/0079492765201608

Eduardo Rodrigues Gomes
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense, é Mestre em Ciência Politica pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e Doutor em Ciência Política pela Universidade de Chicago. Professor Associado da Universidade Federal Fluminense, é membro do Departamento de Ciência Política e atua no Programa de Pós Graduação em Ciência Política e na área de Responsabilidade Social do Mestrado Profissionalizante em Sistemas de Gestão. Coordenador da área "Política e economia" da Associação Brasileira de Ciência Política, é também membro do Conselho Consultivo da Antropolítica, Revista Contemporânea de Antropologia e de Virtu, Revista Eletrônica do ICH/UFJF. Tem se dedicado ao estudo de vários aspectos das relações entre Estado e desenvolvimento e, mais recentemente, às ações de "responsabilidade social empresarial" e suas relações com políticas públicas e "terceiro setor".
Acesse a linha de pesquisa (pdf)
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2220983774268691

Eli Diniz
Eli Diniz é professora titular aposentada do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (IE/UFRJ/Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz/Ministério da Saúde (de março de 2007 a setembro de 2008), pesquisadora associada do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) e pesquisadora Nível 1-A do CNPq, até março de 2008 . É mestre em Ciência Política pelo IUPERJ (1971), doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP; 1978). Fez o Pós-doutoramento na Universidade de Toulouse Le-Mirail e na Fondation Nationale des Sciences Politiques, na França, em 1983 e no Center for Latin American Studies, University of Florida, Estado Unidos, em 1984. Foi professora visitante do Centro de Estudios Brasileños (Ceb), da Universidade de Salamanca, em 2003, e do Programa de Doctorado en América Latina Contemporânea, do Instituto Universitário Ortega y Gasset, de 2005 a 2008. Atualmente é Professora visitante do Máster Oficial en "América Latina Contemporânea y sus Relaciones con La Unión Europea:una cooperación estratégica" (Coordenado pelo Profº Doutor Pedro Pérez Herrera), oferecido pela Universidade de Alcalá de Henares,tendo ministrado a disciplina " Brasil y Cono Sur" em fevereiro de 2009.Coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, a partir de 27 de novembro de 2008.
Acesse a linha de pesquisa (pdf)
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3236671921376976

Ignacio José Godinho Delgado
Graduado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1981), mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutor em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora, com experiência nas áreas de História e Ciência Política, publicou estudos diversos sobre os dilemas da cidadania e do desenvolvimento no mundo contemporâneo e no Brasil, especialmente a partir de 1930. Atua com os seguintes temas: empresariado, desenvolvimento, política industrial, política social, previdência social, cidadania, ações afirmativas, política e desenvolvimento em Minas Gerais.
Acesse a linha de pesquisa (pdf)
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/8393091904397047

Jaques Kerstenetzky
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978), mestrado em Economia Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e doutorado em Economia Política pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Desenvolveu parte da tese de doutorado na Universidade de Bologna, Itália (1992/1994) e pesquisa de pós-doutorado no MIT, Estados Unidos (2001/2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Firmas e Mercados. Desenvolve uma abordagem que emprega História Empresarial e Economia Institucional, e procura resgatar obras da História do Pensamento Econômico, atuando principalmente nos seguintes temas: mercados, Alfred Marshall, instituições e firma.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2319092965765802

Maria Antonieta Parahyba Leopoldi
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1968), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1971) e doutorado em Ciência Politica na Faculty Of Social Studies - University of Oxford (1984).Professora do Departamento de Ciência Política da UFF atuando no Programa de Pos Graduação em Ciência Política da UFF (M e D) e no Programa de Pos Graduação emPoliticas Publicas, Estrategias e Desenvolvimento como pesquisadora do INCT/Politicas Publicas, Estratégias e Desenvolvimento. Pesquisas na área de Políticas Públicas, Economia Política Internacional atuando principalmente nos seguintes temas: economia e politica no Brasil a partir dos anos 90, neoliberalismo e abertura comercial, reforma da previdência, reforma do estado e governo Lula.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/9291900718065458

Renata Lèbre La Rovere
Possui graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1983), mestrado em Structures Productives Et Systeme Mondial - Université de Paris VII - Université Denis Diderot (1986), França e doutorado em Economia - Université de Paris VII , França (1990). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: pequenas e medias empresas, inovação, tecnologia da informação e desenvolvimento local.
Acesse a linha de pesquisa (pdf)
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2861424806494103

Renato Raul Boschi
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1968), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ (1970) e doutorado em Ciência Política - University of Michigan - Ann Arbor (1978). Atualmente é professor do IESP/UERJ após ter atuado como pesquisador e professor do IUPERJ por 40 anos. Foi também professor titular do DCP/UFMG, atualmente aposentado. Na área de Ciência Política tem pesquisado e publicado principalmente nos seguintes temas: formação do Estado, democracia, políticas públicas, empresários, representação de interesses, desenvolvimento e política comparada, com ênfase em América Latina.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/9643705017969785

Victor Prochnik
Graduado em Estatística pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1979), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Engenharia da Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é professor associado 2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Organização Industrial e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos sobre empresas multinacionais brasileiras, trabalhos em economia da indústria e tecnologia e em estratégia e mensuração do desempenho organizacional.
Acesse a linha de pesquisa (pdf)
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/7071148421168484

Wallace dos Santos de Moraes
Professor Adjunto do curso de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (PURO). Doutor em Ciência Política (IUPERJ), pesquisador sênior do NEIC/IUPERJ e pós-doutorando (INCT- PPED/ IE-UFRJ). Possui mestrado em Ciência Política pelo IUPERJ (2003), pós-graduação lato senso em História Contemporânea pela UFF (2001), bacharelado e licenciatura em História pela UFRJ (1999). Atualmente, pesquisa variedades de capitalismo na América Latina, atuando principalmente no seguinte tema: estudo comparado da relação capital-trabalho. Na tese de doutorado, privilegiou os casos de Brasil e Venezuela no contexto pós-neoliberal. No pós-doutorado, inicia pesquisa sobre os casos de Argentina e México.
Acesse a linha de pesquisa (pdf)