Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/inct/public_html/pesquisa/linhas/2/pesquisadores/index.php on line 8
Linha de Pesquisa 2 - Pesquisadores | INCT/PPED

Linha de Pesquisa 2 – Pesquisadores

Ana Celia Castro
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pos-doutorado na USP e na Universidade da Califórnia, Berkeley (1999-2000). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema agroindustrial, tendências tecnológicas, inovação, competitividade e propriedade intelectual. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFJR www.ie.ufrj.br e www.ideiad.com.br/pped), vice-coordenadora do INCT-PPED (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento http://inctppedreport.ie.ufrj.br/) e coordenadora de MINDS (Multidisciplinary Institute on Development and Strategies) www.minds.org.br
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4821494129200374

Antonio Marcio Buainain
Possui graduação em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), graduação em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1980) e doutorado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor assistente doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, agricultura familiar, inovação tecnologócia, biotecnologia e agronegócio.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3051627641386529

Celia de Andrade Lessa Kerstenetzky
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2 (***)
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1980), mestrado em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução - SBI/IUPERJ, Rio de Janeiro (1997) e Ph.D. com louvor em Social and Political Sciences (Political Sciences) pelo European University Institute, Florença(1998). Atualmente é professora titular da Faculdade de Economia da UFF e coordenadora do CEDE - Centro de Estudos sobre Desigualdade e Desenvolvimento (Center for the Studies of Inequality and Development) e titular da Cátedra Celso Furtado para o Desenvolvimento (IPEA). Tem experiência na área de Teoria Política Contemporânea e de Teoria Econômica Contemporânea e História do Pensamento Econômico, sobretudo em filosofia e metodologia da Economia. Seus interesses de pesquisa atuais incluem a análise das desigualdades sócio-econômicas contemporâneas e de políticas sociais, com ênfase em problemas de justiça distributiva, além de temas relacionados ao papel da racionalidade econômica, das instituições e da evolução no âmbito da teoria econômica contemporânea.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/0408002839687344

Georges Gérard Flexor
Possui graduação em Economia pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1994), mestrado em Economia do Meio Ambiente pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (1995) e doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, pesquisador do INCT/PPED e do Observatório de Políticas Públicas para a Agriculltura (OPPA/CPDA/UFRRJ). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional e industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, desenvolvimento, agricultura brasileira e globalização.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/6314845657140783

Marcos Paulo Fuck
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná (2001), mestrado e doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (2005 e 2009), com período de doutorado sanduíche no programa de Política y Gestión de la Ciencia y la Tecnología da Universidad de Buenos Aires (2006) e no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2009). Professor Adjunto da Universidade Federal do ABC. Pesquisador associado ao Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/Unicamp). Pesquisador participante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Industrial, atuando principalmente nos seguintes temas: Economia da Inovação Tecnológica, Políticas Públicas para a Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), Propriedade Intelectual, Organização da Pesquisa Agrícola e Desenvolvimento Agrícola.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/8850686552547809

Maria Tereza Leopardi Mello
Possui graduação em Direito pela PUC-Campinas (1984) e doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Direito & Economia, trabalhando principalmente temas que propiciam uma abordagem interdisciplinar, como direitos de propriedade, defesa da concorrência, regulação, política antitruste e propriedade intelectual.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1314827741070898

Mônica Desiderio
Possui Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é bolsista do Convênio Capes/Fiocruz (Prodoc), com o projeto Fluxos de conhecimento, sinergias e potencialidades em desenvolvimento de tecnologias da saúde, pesquisadora e membro do Comitê Acadêmico do INCT/PPED (INCT em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento ver www.cnpq.br) da UFRJ, professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - PPED/IE/UFRJ (disciplinas Metodologia para Pesquisa de Mestrado I e II e Metodologia para Pesquisa de Doutorado I e II), pesquisadora do Programa Access to Pharmaceuticals (ATP) - convênio da UE com o CDTS/Fiocruz, pesquisadora da rede MINDS (Multidisciplinary Institute on Development and Strategies - www.minds.org.br), e membro do Steering Comitee do projeto Knowledge, Networks and Markets, da OCDE. Atua em pesquisa principalmente nos seguintes temas: metodologias de pesquisa em Programas Multidisciplinares, gestão do conhecimento, aprendizagem, inovação, instituições, modos de coordenação, competências, globalização e alianças estratégicas, e propriedade intelectual. Tem experiência profissional na área de docência do ensino superior em IES particulares, orientação de monografias e TCCs, além de gestão no setor privado, com ênfase em Negócios Internacionais.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/9849966092369286

Nelson Giordano Delgado
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1967), mestrado em Economia - New York University (1974) e doutorado no Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é professor associado 3 da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia e de Ciências Sociais, com ênfase em temas rurais, principalmente: atores sociais, desenvolvimento local e territorial, agricultura familiar, agricultura e ecoonomia brasileiras, políticas públicas para o desenvolvimento rural, economia política do regime internacional, regime comercial internacional e agricultura. Tem realizado consultorias para governos, ONGs e organismos internacionais em campos diversos, que incluem, além dos já citados, a experiência do Fórum Social Mundial.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/9701685268562207

Sergio Medeiros Paulino de Carvalho
Possui graduação em Economia pela Universidade Federal Fluminense (1979), mestrado(1995) e doutorado (2003) em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é pesquisador cedido da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro - PRESAGRO-Rio, Coordenador Geral de Articulação Institucional do Instituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI e pesquisador associado do Grupo de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Mudança Tecnológica, atuando principalmente nos seguintes temas: articulação institucional, propriedade intelectual no agronegócio, propriedade intelectual e pequenas e médias empresas, indústria de direitos de autor, inovação tecnológica, institutos públicos de pesquisa e sistemas de inovação e redes de pesquisa.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/4985544206160545

Sergio Pereira Leite
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2
Pós-doutor em Ciências Sociais pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Paris, França e doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É Professor Associado do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do qual foi coordenador e onde atualmente dirige o Observatório de Políticas Públicas para a Agricultura (OPPA). Atuou como professor visitante em universidades brasileiras (UFLA, UFRPE e UESC) e internacionais (EHESS, França e UNS, Argentina), e também como assessor científico de agências de fomento (CNPq, Fapesp, Fapemat, Funcap, entre outras) e ainda como pesquisador e/ou consultor de organizações não-governamentais (Ibase, Inesc, Oxfam Internacional, etc.) e multilaterais (IICA, FAO/ONU). Possui experiência na área de Ciências Sociais, Economia, Sociologia e Política, com ênfase nos campos da Economia Agrária, Sociologia Rural, Políticas Públicas, Desenvolvimento Rural, Economia Política e Sociologia do Desenvolvimento. Desenvolve estudos e pesquisas nos seguintes temas: questão agrária brasileira, agricultura familiar, reforma agrária, assentamentos rurais, modernização da agricultura, desenvolvimento rural, políticas públicas para a agricultura, políticas de combate à pobreza, desenvolvimento econômico, desenvolvimento social. É bolsista do CNPq (Produtividade em Pesquisa) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED).
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2051768895007839

Sergio Luiz Monteiro Salles Filho
Engenheiro Agrônomo formado pela UFRRJ (1980), mestre em Ciências Agrárias pela Unesp de Botucatu (1985) e doutor em Economia pela Unicamp (1993), é Professor Titular do DPCT, do qual foi duas vezes chefe de departamento. Foi Superintendente de Planejamento Operacional da FINEP durante o período 2001-2003. Na Unicamp destaca-se como ganhador por três vezes do Prêmio Zeferino Vaz (1998, 2001 e 2009), em reconhecimento pelo desempenho acadêmico. Recebeu a Medalha Santos Dumont, do Comando da Aeronáutica, em 2005, pela coordenação e desenvolvimento do processo de reorganização institucional do CTA. Atualmente é coordenador de avaliação de programas da FAPESP. Fundou, juntamente com Rui Albuquerque, em 1995 o Grupo de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação - GEOPI. Tem como linhas de pesquisa a economia, o planejamento e a gestão de ciência, tecnologia e inovação.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/6488894293305500