Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/inct/public_html/pesquisa/linhas/3/pesquisadores/index.php on line 8
Linha de Pesquisa 3 - Pesquisadores | INCT/PPED

Linha de Pesquisa 3 – Pesquisadores

Alexandre Louis de Almeida DAvignon
Bolsista de Desenvolvimento Tecnológico Industrial do CNPq - Nível 1
Atua como professor colaborador do Programa de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do Instituto de Economia da UFRJ e integra, como pesquisador, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento / INCT-PPED. É pesquisador do Programa de Planejamento Energético da COPPE/UFRJ, compondo o Centro de Estudos Integrados sobre Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (Centro Clima), o Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA) e fornece apoio ao Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão (SAGE). Colabora como docente em cadeiras do PPE/COPPE como Tópicos em Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas I e II, Energia e Sociedade Humanas e cursos fornecidos a empresas e entidades públicas. Colabora também como professor de pós-graduação da Universidade Cândido Mendes. Tem doutorado em Planejamento Energético, Concentração Em Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ (2001), com o tema A Inovação e os sistemas de Gestão Ambiental na Produção: O Caso da Maricultura na Enseada de Jurujuba. Mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ (1993) como o tema A Inserção do Gás Natural na Matriz Energética Brasileira: Avaliação do Uso do GN como Combustível na Tração Veicular. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela UFF (1988) e em Comunicação Social -Jornalismo pela UFF (1989) Tem experiência em mudanças climáticas especialmente em mitigação e adaptação, desenvolvendo atividades de projeto MDL. Desenvolve projetos que buscam a inovação tecnológica por meio da gestão ambiental, tendo como base a teoria evolucionária, discutindo alternativas de rotas tecnológicas por meio de uso de energias renováveis e tecnologias ambientalmente saudáveis. Atua principalmente nos seguintes temas: gestão ambiental, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e a interface entre energia, mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/9136354252402479

Carlos Eduardo Frickmann Young
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) , especialização em PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS pela Ilpes/Cepal (1990) , mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) , doutorado em Economics pela University of London (1997) e pós-doutorado pela University of Oxford (2002) . Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia , com ênfase em Economias Agrária e dos Recursos Naturais. Atuando principalmente nos seguintes temas: Meio ambiente, Ajustamento, Desmatamento, Poluição, Mineração e Pib Verde.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/913253757492979

Estela Maria Souza Costa Neves
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1973), em Urbanismo - Université de Paris VIII (1975). Mestrado em Urbanismo - Université de Paris VIII (1977) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é pesquisadora do InStituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e professora do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED). É especialista na área de política e governança ambiental em contexto descentralizado e local. É consultora de agências internacionais de desenvolvimento para avaliação e gestão ambiental de projetos. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação ambiental de projetos de desenvolvimento, política e governança ambiental, e capacitação para gestão ambiental.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/2467610910500672

Lionello Franco Punzo
Possui M. Phil - London School of Economics and Political Science (1977) e é Dottore in Scienze Economiche pela Universidade de Siena (1974). Atualmente é catedratico da Universidade de Siena.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3276920129383834

Marta de Azevedo Irving
Possui formação interdisiplinar com graduação em Biologia (Ecologia/Biologia Marinha) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978) e Psicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (1981). Mestrado em Oceanografia Biológica pela Universidade de Southampton (UK) em 1983, na temática de gestão de ecossistemas costeiros. Doutorado em Oceanografia Biológica pela Universidade de São Paulo (1991) em gestão de ecossistemas costeiros sob a ótica de planejamento e controle de poluição. Pós doutorado na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) de Paris e no Departamento de Ecologia e Gestão da Biodiversidade do Museu de História Natural de Paris (2004-2005) e no Departamento Homens , Naturezas e Sociedades (2008) sobre a temática da gestão da biodiversidade e inclusão social. Pesquisadora especializada na discussão da temática do desenvolvimento vinculado às relações sociedade-natureza e suas interfaces com a reflexão sobre inclusão social e governanç democrática Temas prioritários de pesquisa e reflexão envolvem a investigação crítica de projetos de desenvolvimento e suas interfaces com os marcos globais que orientam as açoes resultantes das principais convenções internacionais, desenvolvimento local e políticas públicas, gestão participativa da biodiversidade e desenvolvimento de tecnologia social com este objetivo, os desafios de inclusão social e governança democrática no processo de criação e gestão de áreas protegidas, turismo e sustentabilidade e marketing ambiental e consumo verde. Consultora senior durante vários anos de instituições nacionais e internacionais em planejamento e gestão de projetos na temática de conservação ambiental e desenvolvimento. Autora de diversos textos científicos e material didático pedagógico em veículos nacionais e internacionais de divulgação. Professora Associada II e pesquisadora do Programa Eicos Pós Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas e Estratégias de Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/1912229324377473

Peter Herman May
Graduado em Ecologia Humana pela The Evergreen State College (1974), Mestre em Planejamento Urbano e Regional (1977) e PhD em Economia dos Recursos Naturais (1985), ambas da Cornell University. Atualmente é professor Associado I do Curso em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/DDAS/ICHS/UFRRJ). Past President da International Society for Ecological Economics (ISEE) e diretor da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO), Diretor Adjunto da Amigos da Terra-Amazônia Brasileira, e colaborador docente da Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal Fluminense (PGCA/UFF) e Pesquisador do INCT em Políticas Públicas para Estratégias de Desenvolvimento (PPED/IE-UFRJ). Tem experiência na área de Economia e Política do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: valoração e pagamento para serviços ecossistêmicos, redução de emissões de desmatamento e degradação florestal (REDD), mecanismo do desenvolvimento limpo, comércio e meio ambiente, indicadores de sustentabilidade, certificação sócioambiental, agroecologia e manejo florestal sustentável, financiamento de unidades de conservação, produtos florestais não-madeireiros, gestão de bacias hidrográficas e sistemas agroflorestais.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/7233450359051249

Rodrigo Jesus de Medeiros
Rodrigo Medeiros é professor adjunto do Depto de Ciências Ambientais/Instituto de Florestas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Pós-doutor em Ecologia e Gestão da Biodiversidade pelo Museu Nacional de História Natural de Paris (França). Atualmente é docente e orientador de alunos de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Florestais da UFRRJ e no Programa de Pós-Gradação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento da UFRJ. Orienta ainda alunos de especialização no Curso de Especialização em Gestão da Biodiversidade da Escola Nacional de Botânica Tropical do Jardim Botânico do RJ. É membro do do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do CNPq, onde foi membro do comitê gestor e coordenador da linha "Biodiversidade, Recursos Naturais e Cuturais".
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/8788197899545402

Valeria Gonçalves da Vinha
Professora-Adjunta do Instituto de Economia da UFRJ. Possui Bacharelado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), Mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (1983), Doutorado-Sanduiche no Center for Latin American Studies-University of California, Berkeley (1998) e Doutorado no Curso em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995-2000). Os fundamentos teóricos de suas pesquisas e cursos apóiam-se na Sociologia Econômica e na Economia Institucionalista, com ênfase nos seguintes temas: Desenvolvimento Sustentável, Responsabilidade Social Empresarial e Economia Solidária.
Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/3280553357101647