Notícias

« voltar

Curso – Capitalismo, Democracia e Economia Política do Desenvolvimento - A partir de 29 setembro de 2020.

24/09/2020

Curso – Capitalismo, Democracia  e Economia  Política do Desenvolvimento

Cátedra Hélio Jaguaribe

A partir de 29 setembro de 2020, a Cátedra Hélio Jaguaribe ministrará o Curso Capitalismo, Democracia e Economia Política do Desenvolvimento. Em encontros semanais, o curso discutirá  a economia política do desenvolvimento no contexto das mudanças que alteraram radicalmente suas formas de organização nas últimas décadas, discutindo as relações entre Estado, capitalismo e democracia.

Cinco eixos se destacam: a consolidação da China e do seu modelo de coordenação; a regressividade distributiva e a crise de legitimidade do modelo de crescimento econômico neoliberal;  a consolidação eleitoral de forças partidárias de direita radical; a emergência das plataformas digitais e sua regulação sobre os regimes produtivos e a sociabilidade democrática;  as reformas orientadas ao mercado no Brasil, e a  desconstrução das capacidades estatais e a desdemocratização.

Sob responsabilidade dos Professores Renato Raul Boschi, Carlos Henrique Vieira Santana e Arnaldo Provasi Lanzara, as aulas serão às Terçasfeiras das 9h40 às 13h00, por meio da platarforma Zoom.

Inscrições: https://forms.gle/rD5gvdnEuQdNe4g67

Link da primeira aula: https://us02web.zoom.us/j/89501248852

Acesse a ementa do curso