13 e 14 de maio de 2024. Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ. Av. Rui Barbosa, 762 – Flamengo – Rio de Janeiro/RJ. Evento presencial e híbrido: YouTube/Fórum de Ciência e Cultura-UFRJ
5, 6 e 7 de dezembro, 2022. (UNILA – Foz do Iguaçu/PR) Evento presencial e híbrido: Zoom,YouTube/Fórum de Ciência e Cultura-UFRJ e Facebook NUPPAA
A avaliação de políticas públicas como campo interdisciplinar de conhecimento é relativamente recente no debate brasileiro, embora haja uma consistente produção de avaliações substanciais de políticas públicas, segmentadas em variados setores e linhas de pesquisas de programas de pós-graduação do país: desenvolvimento, educação, inovação, saúde, política urbana, agrária, assistência social, turismo, meio ambiente, cultura, entre outros.
O NUPPAA – Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação – tem como intenção: Disseminar a produção científica interinstitucional em rede no campo da análise e avaliação de políticas públicas. (Agregar conhecimento ao campo multidisciplinar e heterogêneo da análise e avaliação de políticas públicas, em seus distintos paradigmas, enfoques, temas e métodos.
O NUPPAA surge como iniciativa do PPED/UFRJ – Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento. Para o PPED, promover este debate é fundamental para consolidar o diálogo entre as suas diferentes áreas de concentração, a partir do que considera o eixo da sua reflexão acadêmica, conceitual e instrumental – a política pública. Criado em 2008, o Programa conta hoje com quatro áreas de concentração, a saber: Governança e Políticas Públicas; Instituições, Estratégias e Desenvolvimento; Inovação, Propriedade Intelectual e Desenvolvimento; e Estratégias, Desenvolvimento e Sustentabilidade. Enquanto programa interdisciplinar, o PPED tem professores e estudantes de diferentes formações, muitos deles gestores públicos ou com experiências de gestão pública.
Desde sua criação, o PPED tem foco nos estudos e pesquisas em metodologias de análise e avaliação de políticas públicas, com metodologias interdisciplinares para elaboração de dissertações e teses neste campo. A pesquisa e o ensino em políticas públicas tem um papel social relevante ao capacitar os gestores para lidar com os desafios contemporâneos em suas áreas de atuação.
Um ano após a sua criação, o PPED reforçou a sua infraestrutura de pesquisa ao se vincular a dois recém-criados Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia, vencedores do Edital dos INCTs (Ministério de Ciência e Tecnologia, através do Conselho Nacional de Pesquisa). O primeiro (INCT-PPED) de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, está alocado no Instituto de Economia/UFRJ. O INCT-PPED, além do PPED, é composto ainda: pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, CPDA, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política (PPGCP – Universidade Federal Fluminense); pelo Programa de Economia, e de Geociências, da UNICAMP; e pelos Cursos de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em História da Universidade Federal de Juiz de Fora.
O segundo INCT de Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas (INCT-IDPN) tem como programa de pós-graduação associado o PPED, resultante da parceria que se estabeleceu, desde a sua criação, com a Fiocruz e o INCT Proprietas.
O NUPPAA visa disseminar e fomentar, de forma conjunta e integrada, em rede, o campo de conhecimento em avaliação e análise de políticas públicas entre os três INCTs mencionados. Ressalta-se, ainda, que o NUPPAA surge em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas – PGAPP da Universidade Federal do Ceará – UFC.
O NUPPAA foi oficialmente lançado no 1° Seminário NUPPAA “O Estado no Século XXI: Análise e Avaliação de Políticas Públicas”, realizado no dia 01 de agosto de 2016, na Fundação Casa de Rui Barbosa, e no dia 02 de agosto de 2016, no Instituto de Economia da UFRJ, reuniu atores públicos e privados – estudantes, pós-graduandos, professores, gestores públicos governamentais e do Terceiro Setor, bem como redes afins.
Nos dois dias do 1° Seminário NUPPAA, os participantes seguiram palestras, mesas-redondas, grupos de trabalho e minicursos que refletiram a diversidade de temas, enfoques, bem como promoveram a congregação de uma rede interinstitucional em torno de análises e avaliações e políticas públicas de diferentes setores, objetivos do NUPPAA, que se pretende perseguir, nos seus próximos passos, com pesquisas, eventos e a construção de uma Biblioteca Digital em Análise e Avaliação de Políticas Públicas.
O NUPPAA pretende constituir-se numa rede efetiva de ensino e pesquisa, num portal de divulgação de estudos e projetos, e num núcleo onde a transparência e a livre expressão de opiniões estejam asseguradas e protegidas.