4° Seminário NUPPAA 2020 - Desmonte das Políticas Públicas e Novas Capacidades Estatais para o Futuro Pós-Pandemia

Bem-vindo ao 4º Seminário NUPPAA 2020

Apresentação

O NUPPAA – Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED), em associação com o INCT-IDN e o INCT Proprietas, e a colaboração do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, realizará o 4º Seminário – Desmonte das Políticas Públicas e Novas Capacidades Estatais para o Futuro Pós-Pandemia, que acontecerá, na modalidade virtual (Plataforma Zoom), nos dias 16 e 17 de novembro 2020. O evento é gratuito e as inscrições serão recebidas somente por meio online pelo site do evento: http://inctpped.ie.ufrj.br/nuppaa/inscrições

 

O 4º Seminário NUPPAA, mantendo a tradição das edições anteriores, tem como objetivo reunir atores públicos e privados com atuação em análise e avaliação de políticas públicas, incluindo: estudantes de pós-graduação, do país e exterior, profissionais, professores, pesquisadores, gestores públicos governamentais e do Terceiro Setor, bem como participantes pertencentes as redes afins e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs do Rio de Janeiro e do país.

 

Ana Célia Castro e Alcides Gussi (Coordenadores do NUPPAA)

  

Temas do 4º Workshop NUPPAA – PPED/UFRJ, INCT-PPED, INCT-IDN, INCT PROPRIETAS e CBAE/UFRJ

Apostando na interdisciplinaridade e na articulação interinstitucional, o NUPPAA, bem como suas instituições promotoras, têm sido bem sucedido em reunir uma peculiar comunidade epistêmica, nacional e internacional, que combina distintas matrizes teóricas, mas que é capaz de fomentar um diálogo profícuo entre áreas, campos, temas e perspectivasanalíticas e metodológicas com grande potencial de compreensão dos processos contemporâneos.

 

A crise multidimensional provocada pela rápida difusão da COVID-19 chama a atenção sobre o mundo pós pandemia. Dividem-se os analistas que apostam na possibilidade de retorno a uma suposta normalidade, que já vinha sendo contestada em múltiplos domínios, e uma mudança radical para um cenário que apresenta renovados desafios e uma nova configuração de formas de agir e pensar da sociedade. As mudanças na coalizão de forças que apoiam governos de distintas nuances políticas vêm, em geral, acompanhadas por ações sistemáticas de desmonte de políticas e instituições, com impactos prospectivos sobre as capacidades governamentais historicamente construídas.

 

A chamada de trabalhos para o 4º Seminário NUPPAA sugere, mas não se restringe a estes temas, que os trabalhos busquem avaliar capacidades estatais, desmonte de políticas e instituições, novas capacidades estatais para o mundo pós COVID-19 e as políticas de desenvolvimento sustentável nos cenários vislumbrados.

  

Inscrições

As inscrições serão realizadas no período de 21/09/2020 a 13/11/2020.

  

Apresentação de Trabalhos

A Comissão Organizadora do 4º Seminário NUPPAA receberá propostas de apresentação de trabalhos até o 23 de outubro de 2020, conforme instruções a seguir.

 

Grupos de Trabalhos – Gts

Como o 4º Seminário NUPPAA almeja disseminar conhecimentos e experiências desenvolvidos em análise e avaliação de políticas públicas, participantes interessados em apresentar trabalhos devem fazê-lo nos seguintes Grupos de Trabalhos (GTs):

 

GT-1.1 – Capacidades Estatais, Políticas Sociais e Desigualdade. Coordenadores: Célia Kerstenetzky, Maria Antonieta Leopoldi e Flavio Gaitán

GT-1.2 – Estado, Instituições e Controles Democráticos. Coordenadores: Charles Pessanha e Cristiano Monteiro.

GT-2 – Políticas de Saúde e Complexos industriais de Saúde. Coordenadores: Carlos Morel, Cláudia Chamas e Liliana Acero

GT-3 – Políticas Culturais e Direitos do Autor. Coordenadores: Allan Rocha, Leandro Mendonça e Lia Calabre

GT-4 – Políticas Industriais, Inovação e Governança do Conhecimento. Coordenadores: Caetano Penna e Renata La Rovere

GT-5 – Sustentabilidade, Territórios e Governança. Coordenadores: Estela Neves, Francisco Duarte e Mariana Clauzet

GT-6 – Políticas Macroeconômicas e Financiamento do Desenvolvimento. Coordenadores: Esther Dweck, Leonardo Burlamaqui e Lionello Punzo

GT-7 – Rede Pró-Rio: pensando estratégias de desenvolvimento para o Rio de Janeiro. Coordenadores: Bruno Sobral, Glória Moraes e Renata La Rovere

GT-8 – A Grande Transformação do Alimento. Coordenadores: Ana Célia Castro, John Wilkinson, Irene Camiatto e Renuka Thakore

GT-9 – Direito e Políticas Públicas. Coordenadores: Maria Tereza Leopardi, Allan Rocha e Emiliano Brunet

GT-10 – O Pensamento de Celso Furtado e as Políticas de Desenvolvimento. Coordenadores: Carmem Feijó, Tania Bacelar e Roberto Smith

GT-11 – Avaliação de Políticas Públicas. Coordenadores: Alcides Gussi, Breynner Oliveira e Paulo Jannuzzi

 

Submissão de Resumos

O proponente deverá enviar o Resumo Expandido, com os seguintes itens:

  • GT: número e nome;
  • Título do trabalho;
  • Nome completo do autor e do(s) co-autor(es), instituição e e-mail;
  • Resumo, contendo: Introdução, Objetivo(s), Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões;
  • Referências (no máximo 5)
  • Palavras-Chave (no mínimo 3 e no máximo 5);

 

Os resumos devem conter, no máximo, 1.150 palavras no formato A4 (21x29,7cm), digitadas em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e justificado. Não serão aceitos resumos fora do padrão do Modelo de Apresentação de Trabalho.

 

As propostas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro autores, sendo que cada participante poderá participar de um único GT como autor principal do trabalho.

 

Instruções para Autores

Para o envio do Resumo Expandido, será necessário o preenchimento do formulário eletrônico no link Resumos e do upload do Modelo de Apresentação de Trabalho.

 

O período de envio é de 20 de setembro até meia noite de 23 de outubro/2020.

 

No momento do envio eletrônico, a autor assinalará o GT a que se refere o resumo.

 

Acesse o Modelo de Apresentação de Trabalho.

 

Os resumos selecionados serão posteriormente publicados nos Anais do 4º Seminário NUPPAA, conforme forem autorizados e enviados pelos autores. É terminantemente proibido qualquer tipo de inclusão, correção ou alteração nos resumos recebidos.

 

A lista dos trabalhos aprovados será publicada no site em 30 de outubro de 2020.

   

Datas importantes

Os participantes deverão observar os seguintes prazos:

Atividades Prazo
Inscrições no 4º Seminário NUPPAA 20 de setembro a 13 de novembro de 2020
Envio de propostas de trabalho (resumos expandidos) 20 de setembro a 23 de outubro de 2020
Divulgação dos trabalhos selecionados 30 de outubro de 2020
Realização do 4º Seminário NUPPAA 16 e 17 de novembro de 2020