Workshop: Repensando o Estado Desenvolvimentista, a Região amazônica no contexto do modelo de desenvolvimento Latino-americano

Palestrantes

Ana Célia Castro (IE-UFRJ e INCT-PPED)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1976), doutorado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado (Universidade da Califórnia, Berkeley, 1999/2000). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: sistema agroindustrial, tendências tecnológicas, inovação, competitividade e propriedade intelectual. É coordenadora do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (Instituto de Economia da UFJR www.ie.ufrj.br e http://inctpped.ie.ufrj.br), vice-coordenadora do INCT-PPED (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento http://inctpped.ie.ufrj.br), coordenadora de MINDS (Multidisciplinary Institute on Development and Strategies www.minds.org.br) e membro do IBRACH (Instituto de Estudos Brasil - China www.ibrach.org)

Claudio Szlafsztein

Possui graduação em Licenciatura em Geologia - Universidade de Buenos Aires, Argentina (1991), Mestrado em Ciências Ambientais - Hokkaido University, Japão (1995) e Doutorado em Ciências Naturais (Geografia) - Kiel University, Alemanha (2003). Atualmente é professor associado I da Universidade Federal do Pará nos cursos de graduação em Oceanografia. Na posgraduação é professor e orientador de mestrado e doutorado nos programas de "Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazonia" (Nucleo de Meio Ambiente), Desenvolvimento do Trópico Úmido (Nucleo de Altos Estudos Amazonicos), e Geografia (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas). Atua na area de gestão ambiental e de riscos naturais e planejamento urbano e regional. Principal investigador dos projetos (i) adaptação a mudanças climáticas na América Latina financiado pelo Instituto Interamericano para estudos das mudanças Globais (IAI) e National Sciences Foundation (USA), e (ii) Comparative Assessment of Coastal Vulnerability to Sea-Level rise at Continental Scale (financiamento do 7PQ da União Europeia). Participa de numerosos projetos de planejamento e ordenamento territorial na Amazônia.

Celso Vaz (PPGCP-UFPa)

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1985), Mestrado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1992); Mestrado em Études Politiques - École des Hautes Études en Sciences Sociales , Centre de Recherches Politiques Raymond Aron, (1999) e doutorado em Études Politiques - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Centre de Recherches Politiques Raymond Aron (2004). Atualmente é Avaliador de curso de graduação - MEC/INEP e Professor Associado II no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará; onde atua na Graduação em Ciências Sociais, na Faculdade de Ciências Sociais, ênfase em Ciência Política. Neste Instituto coordena o Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, lecionando, orientando e pesquisando na área de concentração Teoria e Método em Ciência Política. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Direito do Instituto de Ciências Jurídicas da UFPA, na linha de pesquisa Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Atitude e Ideologias Políticas, principalmente nos seguintes temas: Teoria Política, Hannah Arendt, Políticas Públicas na Amazônia, Teoria Sociólogica Contemporânea, Teoria do Reconhecimento, Teoria Democrática, Direitos Humanos e Democracia, Judiciário e Democracia na Amazônia. Coordenador do Observatório do Judiciário na Amazônia (OJA)

Fabio Carlos Silva (Coordenador das Incubadoras de Políticas Públicas da Amazônia)

Bacharel em Administração pela Universidade de São Paulo (1975), Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1982) e Doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará, Diretor Adjunto do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (UFPA), Secretário Executivo do Fórum de Pesquisa e Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da Amazônia e representante titular da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica - ABPHE - da região Norte. Tem experiência na área de planejamento regional, gestão pública e história econômica do Brasil e da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: Historia econômica e empresarial do Brasil e da Amazônia; Desenvolvimento regional e qualidade de vida em regiões periféricas do capitalismo.

Flavio Gaitán (INCT-PPED/FAPERJ)

Pós-doutorando do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ), com bolsa da FAPERJ. Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). É graduado em Licenciatura em Ciência Política pela Universidade de Buenos Aires (1998), Mestre em Políticas Sociais pela Universidade de Buenos Aires (2001) e Doutor pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ), em 2009. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Análise Institucional, Empresariado e Representação de Interesses, Pobreza, Regimes de Bem-Estar, Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas.

Francisco de Assis Costa (IPEA/NAEA/UFPa)

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1971), M. Sc. em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981) e Dr. Phil. em Economia pela Freie Universität Berlin (1988), Alemanha. Professor Associado da Universidade Federal do Pará, no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) e do Programa de Pós-Gradução em Economia do Depto. de Economia, além de Pesquisador ativo da Rede de Pesquisa em Sistemas e Arranjos Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist, UFRJ) e da Rede Temática de Pesquisa em Modelagem Ambiental da Amazônia (Projeto GEOMA). Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, é também Professor Colaborador Externo do Curso de Pós-Graduação em Ciência do Sistema Terrestre, do INPE. Foi Visiting Fellow no Centre for Brazilian Studies (CBS) da Oxford University, Inglaterra (Hilary e Trinity Terms, 2007). Sua experiência de pesquisa tem ênfase em economia agrária, desenvolvimento regional e relações entre economia e sustentabilidade ambiental, destacando o papel das inovações tecnológicas e institucionais, sobretudo na Amazônia. Atual Diretor da Diretoria de Estudos e Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais do IPEA.

Gisela Guevara (Universidad Externado de Colombia)

Possui Especialização em Pedagogia pela Universidade Nova de Lisboa (1991), mestrado em Ingelligence and Security Studies pela Brunel University (2011), Mestrado em Historia e Lingüística pela Universidade de Colonia (1996) e Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade do Minho (2006). É professora da Universidade Externado de Colômbia e integra o grupo sobre Agenda Internacional.

Karin Marita Naase (Universidade de Marburg)

Possui graduação e mestrado em Antropologia pela Universidade de Colônia (1984), Alemanha, e possui doutorado em Antropologia pela Universidade Livre de Berlim, Alemanha (1996). Atualmente é pesquisadora associada ao Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e professora visitante. Ela fez um pos-doc na Universidade Livre de Berlim (2005 - 2007) sobre uma pesquisa realizada em assentamentos da reforma agrária na Amazônia, Brasil. Tem experiência na área da Antropologia aplicada e na Antropologia do Desenvolvimento. O seu interesse atual está voltado pela Antropologia Política e pela Ecología Cultural.

Nirvia Ravena (NAIA/UFPa/INCT-PPED)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (1988), mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (1994) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro/IUPERJ(2004). Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido-PPGDSTU do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) programa que coordenou no período de novembro de 2010 a junho de 2011 , é também professora do Programa de Pós-Gaduação em Ciência Política do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPa e professora/pesquisadora do Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano da Universidade da Amazônia. É pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED). Compõe a comissão de acompanhamento no NAEA do convênio com a Transparência-Brasil . Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: ação coletiva, regulação, comportamento político e comportamento ambiental.