Carta dos Editores
O presente volume da Desenvolvimento em Debate inclui textos em homenagem ao professor Hélio Jaguaribe. Intelectual lúcido, comprometido e grande impulsor de iniciativas de pesquisa, Jaguaribe foi um dos grandes pensadores do Brasil contemporâneo. Sua obra perpassa um amplo conjunto de temas, o estudo das relações internacionais com particular ênfase na integração latino-americana, o papel do Estado e das elites – sobretudo, a burguesia industrial – no crescimento econômico, a importância das ideologias, o nacionalismo, entre outros. Contemporâneo de profundas transformações do Brasil e do mundo, Jaguaribe teve a inteligência e sensibilidade para interpretar as mudanças e seu impacto no tema de maior interesse, presente em toda a sua obra: o desenvolvimento do Brasil, em particular, e da América Latina em geral.
O artigo que abre o volume, de autoria de Leonardo Granato e Katiele Rezer Menger, Desenvolvimento e Inserção Externa da América Latina: O legado de Hélio Jaguaribe para pensar a autonomia periférica, analisa como o autor tratou o tema da autonomia, de grande relevância para o pensamento político e social do pós-II Guerra Mundial na América Latina. Através de uma análise da produção intelectual do Prof. Jaguaribe, os autores demonstram a importância da autonomia como condição do desenvolvimento, isto é, “pensar políticas para o desenvolvimento do Brasil a partir de uma postura própria, reconhecedora da realidade nacional, de seu entorno e os constrangimentos”.
A seguir, Fernanda Xavier, autora do artigo Dos Cadernos ao Neobismarckismo: O primeiro momento de Hélio Jaguaribe, analisa, como o título indica, os momentos iniciais da extensa obra do autor homenageado; momento que a autora entende como de “surgimento, maturação e posterior consolidação do projeto desenvolvimentista” de Jaguaribe. Para isso, a autora analisa como mudam as reflexões e conceitos seja por maturação das idéias do autor ou pelas mudanças do contexto brasileiro e mundial. Xavier reconhece que, apesar das mudanças, “a busca pelo desenvolvimento perpassa toda sua obra, como também é o principal móvel de suas ideias”.
Desenvolvimento e inserção externa da América Latina: o legado de Hélio Jaguaribe para pensar a autonomia periférica
Leonardo Granato e Katiele Rezer Menger
Resumo: Na segunda metade do século XX surgiram, na América Latina, relevantes contribuições no âmbito do pensamento social, político e econômico para pensar o desenvolvimento e inserção externa dos países do continente. Uma das correntes que ganharam destaque foi a da autonomia latino-americana, cujo arcabouço teórico-conceitualainda demonstra significativo potencial para a análise da política latino-americana. Através de uma pesquisa bibliográfica, o presente trabalho propõe uma discussão sobre a contribuição de Hélio Jaguaribe ao debate sobre autonomia periférica, assim como sobre a vigência da referida contribuição.
Palavras-chave: Estado Periférico; Autonomia; Desenvolvimento; Inserção Externa; Hélio Jaguaribe.
Dos Cadernos ao neobismarckismo: o primeiro momento de Hélio Jaguaribe
Fernanda Xavier da Silva
Resumo: O presente artigo procura analisar o primeiro momento da obra de Hélio Jaguaribe: momento que assinala o surgimento, a maturação, e posterior consolidação do projeto desenvolvimentista no governo JK. A nosso ver, a busca pelo desenvolvimento é central, móvel mesmo do pensamento do autor. Isso não significa, porém, que suas ideias não passem por alterações. Mudam suas fontes teóricas, mudam os problemas, mudam os desafios postos pelo contexto, consequentemente, muda também a concepção de desenvolvimento do autor. Sob uma perspectiva genética e cronológica, o presente artigo examina os principais temas, problemas, ideias de Hélio Jaguaribe, como eles foram elaborados e modificados pari passu às transformações experimentadas por seu contexto específico.
Palavras-chave: Pensamento social brasileiro; Desenvolvimentismo; Hélio Jaguaribe.
O nacional-desenvolvimentismo de Hélio Jaguaribe: nacionalismo, ideologia e classes sociais
Helio Cannone e Hugo Müller
Resumo: O artigo pretende-se um esforço de intepretação da produção do cientista político Hélio Jaguatibe, tendo como foco o período em que atuou no Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB). A partir de metodologia contextualista, pretendemos inserir as ideias do autor em sua época para entender quais eram os problemas que ele se deparava e, assim, melhor compreender sua inserção nestes debates. A partir de obras escritas nos anos 1950, serão privilegiadas suas ideias acerca do nacional-desenvolvimentismo, papel do nacionalismo no Brasil e sua interpretação sobre Ideologia, classe sociais e democracia no país.
Palavras-chave: nacional-desenvolvimentismo; ISEB; burguesia nacional; nacionalismo; ideologias políticas.
Hélio Jaguaribe, pensamento sócio-político brasileiro e desenvolvimento: entre textos, contextos e intelectuais
Alessandro Leme
Resumo: Neste artigo vamos dar ênfase a obra de Hélio Jaguaribe a partir de um triplo movimento que envolve uma breve caracterização biográfica do autor, um segundo, evidenciando a influência do autor para o pensamento sócio-político brasileiro por meio de como a obra do autor foi mobilizada como objeto de investigação e, em terceiro, problematizar importância e tratamento que o autor realizou em prol de uma compreensão dos problemas acerca do Estado e do desenvolvimento econômico brasileiro.
Palavras-chave: Desenvolvimento; Pensamento sócio-político brasileiro; Hélio Jaguaribe.
Desenvolvimento autônomo e crise estrutural do capitalismo no século XXI
Humberto Machado Lima Junior
Resumo: Este artigo aborda como os princípios constitutivos do conceito de desenvolvimento autônomo de Hélio Jaguaribe oferecem respostas à crise estrutural do capitalismo global no século XXI. Essa crise émarcada pelo empoderamento do capital sobre o trabalho que repercute na privatização do capital e na estagnação da demanda. Diante desse processo político-econômico global,gerado pela austeridade neoliberal, o desenvolvimento autônomo aponta para políticas distributivas e de transformação produtiva das economias periféricas visando o reequilíbrio da divisão internacional do trabalho. Tal perspectiva aproxima as teses de Jaguaribe das propostas neokeynesianas para conter o avanço do neofascismo global no início do século XXI.
Palavras-chave: Desenvolvimento Autônomo – Neoliberalismo – Neokeynesianismo – Capitalismo – Democracia.
Helio Jaguaribe and Brazil´s Oil Question
Francisco Ebeling
Abstract: When Helio Jaguaribe published his book “O nacionalismo na atualidade brasileira” (Nationalism in Brazil Today), its impact in Brazil´s developmental epistemic community was immediate. Among the nationalists who strongly advocated the 1953 Petrobras oil monopoly, the reaction was one of astonishment and outrage. In this article, it is argued that Jaguaribe did not seek to question the adequacy of the monopoly solution, but rather to frame the debate about the oil question on a more rational and pragmatic basis. Jaguaribe’s pioneering contribution would be followed by a rich intellectual debate of some decades between sociologists, political scientists, and economists about the significance of the Brazilian oil issue and the importance of the foundation of Petrobras in 1953 for economic development and Brazil´s affirmation in its quest for economic and political independence. The article also shows that at various times of his career Jaguaribe would return to the oil question, emphasizing in a lucid and pragmatic way, and, above all, imbued with a developmental spirit, its challenges, and possible solutions.
Keywords: oil question, Hélio Jaguaribe, nationalism, Petrobras, industrialization