5 Seminário NUPPAA 2022 – Apresentação

5o Seminário NUPPAA 2022

Reconstrução das Capacidades Estatais, Novas Coalizões e Visões de Futuro na América Latina

5, 6 e 7 de dezembro, 2022. (UNILA – Foz do Iguaçu/PR)
Evento presencial e híbrido: Zoom,YouTube/Fórum de Ciência e Cultura-UFRJ e Facebook NUPPAA

Bem-vindo ao 5º Seminário NUPPAA 2022

5º Seminário – Reconstrução de Capacidades Estatais, Novas Coalizões e Visões de Futuro na América Latina - 5, 6 e 7 de dezembro de 2022, Foz do Iguaçu/Paraná

Apresentação

O NUPPAA – Núcleo de Políticas Públicas: Análise e Avaliação, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED), em associação com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação em Doenças de Populações Negligenciadas (INCT-IDPN), o INCT Proprietas e os Programas de Mestrado em Economia Aplicada (PPGE) e em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) da UNILA, e a colaboração do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ, realizará o 5º Seminário – Reconstrução de Capacidades Estatais, Novas Coalizões e Visões de Futuro na América Latina – que acontecerá, na modalidade híbrida (virtual e presencial na cidade de Foz do Iguaçu/Paraná), nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 2022. O evento é gratuito e as inscrições serão recebidas somente por meio online.

O 5º Seminário NUPPAA, mantendo a tradição das edições anteriores, tem como objetivo reunir atores públicos e privados com atuação em análise e avaliação de políticas públicas, incluindo: estudantes de pós-graduação, do país e exterior, profissionais, professores, pesquisadores, gestores públicos governamentais e do Terceiro Setor, bem como participantes pertencentes as redes afins e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – INCTs do Rio de Janeiro e do país.

O INCT-PPED tem como principal objetivo contribuir para a renovação conceitual e instrumental da ação pública comprometida com o desenvolvimento. A partir da constatação das mudanças no cenário internacional que vêm ocorrendo desde o início do século XXI, tornou-se evidente a necessidade de adaptação do Estado e de suas políticas ao novo contexto, bem como a importância de estratégias inovadoras do governo, de outros atores sociais e, especialmente, das empresas. Nesse contexto, projeto pretende responder ao duplo desafio de inovar na interpretação dos processos em curso - por meio da atualização da matriz conceitual relativa ao entendimento dos processos de desenvolvimento, bem como subsidiar a ação pública governamental mediante a renovação das formas de intervenção pública em matéria de desenvolvimento econômico. Esse duplo desafio se concretiza num conjunto de ações de amplo impacto nos planos: da pesquisa e da interpretação; da capacitação, através do ensino e da produção discente; da ampla e irrestrita difusão de resultados; da construção de elos entre as múltiplas redes onde os professores participantes do INCT- PPED já constituem lideranças acadêmicas, tanto no plano nacional quanto internacional; do compromisso de subsidiar os processos de implementação de políticas de desenvolvimento.

O INCT IDPN é uma evolução do INCT de Gestão da Inovação em Doenças Negligenciadas (INCT IDN) e se preocupa com doenças negligenciadas. São doenças que afetam pessoas no Brasil e outros países tropicais, mas ainda não despertaram interesse econômico das grandes indústrias farmacêuticas que atuam no primeiro mundo. O INCT quer transformar os resultados que os cientistas obtêm em seus laboratórios em benefícios para população. Nos últimos anos, descobriu medicamentos para tratamento de doenças causadas por zika, febre amarela, chikungunya, fungos, mas também técnicas diagnósticas para diversas doenças, desde a doença de Chagas até o câncer.

O INCT PROPRIETAS se ocupa no estudo sobre a propriedade enquanto instituição social em suas distintas dimensões, com ênfase para seus efeitos sobre a produção e o acesso a bens patrimoniais e culturais. Elegendo-se a perspectiva histórica como um viés válido e profícuo de análise, pretende-se refletir sobre a construção e funcionamento de determinadas estruturas de regulação da propriedade (material e intelectual), tendo em vista a construção de parâmetros de comparação sobre a apropriação de bens tangíveis e intangíveis.

Temas do 5º Workshop NUPPAA – PPED/UFRJ, INCT-PPED, INCT-IDPN, INCT PROPRIETAS e CBAE/UFRJ

Apostando na interdisciplinaridade e na articulação interinstitucional, o NUPPAA, bem como suas instituições promotoras, têm sido bem sucedido em reunir uma peculiar comunidade epistêmica, nacional e internacional, que combina distintas matrizes teóricas, mas que é capaz de fomentar um diálogo profícuo entre áreas, campos, temas e perspectivas analíticas e metodológicas com grande potencial de compreensão dos processos contemporâneos, no campo das políticas públicas.

As mudanças na coalizão de forças sociais que apoiam governos de distintas nuances políticas vêm, em geral, acompanhadas por ações sistemáticas de desmonte de políticas e instituições, com impactos prospectivos sobre as capacidades governamentais historicamente construídas. A crise multidimensional provocada pela rápida difusão da COVID-19 aprofundou ainda mais esse processo. Esse ano, o NUPPAA pretende analisar as dinâmicas de reconstrução das instituições e políticas para o período posterior ao desmonte institucional promovido pela coalizão conservadora incumbente. A perspectiva de mudança política e a conformação de novas coalizões abre espaço para pensar e propor cenários futuros para a reconfiguração da agenda de desenvolvimento. A chamada de trabalhos para o 5º Seminário NUPPAA sugere, mas não se restringe a estes temas, que os trabalhos busquem avaliar capacidades estatais para o mundo pós COVID-19, reconstrução de instituições e políticas públicas, atores, interesses e coalizões, e conformação de novas capacidades estatais para pensar o futuro do desenvolvimento sustentável no Brasil em particular e nos países da América Latina em geral.

Inscrições no 5º Seminário NUPPAA – 
realizadas no período de 14 de setembro a 21 de novembro 2022

Envio de propostas de trabalho (resumos expandidos) – até meia-noite de 14 de novembro de 2022

Divulgação dos trabalhos selecionados –  25 de novembro de 2022

Realização do 5º Seminário NUPPAA –5, 6 e 7 de dezembro de 2022 

Instituições parceiras