v.5, n.2, 2017

Artigos

na era do Neoliberalismo Progressista – Natália Sant’Anna Torres, Francisco José Mendes Duarte
Negócios Inclusivos e a agenda das organizações multilaterais sobre a pobreza: uma abordagem teórica sobre as novas formas de engajamento capitalista na era do Neoliberalismo Progressista

Natália Sant’Anna Torres, Francisco José Mendes Duarte

Resumo: O artigo analisa os fundamentos e as limitações de um conjunto de estratégias que vêm ganhando espaço no debate internacional sobre desenvolvimento, os chamados “negócios inclusivos”. Para tal, observamos a atuação das Nações Unidas e do Banco Mundial na difusão do conceito e analisamos 107 casos de negócios considerados inclusivos por tais organismos, visando entender de que modo tais estratégias se edificam como respostas do sistema capitalista a seus críticos. Apoiamo-nos nas análises de Boltanski e Chiapello (1999) para compreender o conjunto de justificações que sustentam estas iniciativas no plano simbólico. Nesta reflexão, atentamo-nos ao papel da crítica – social e estética – como instrumento balizador das abordagens de desenvolvimento do período. Concluímos que tais modelos não fazem frente às assimetrias estruturais do sistema produtivo e distributivo mundial, à medida que não rompem substancialmente com os parâmetros materiais e simbólicos do espírito neoliberal do capitalismo, mas sim dinamizam o chamado “neoliberalismo inclusivo”.

Palavras chave: Desenvolvimento Internacional; Organismos Multilaterais; Neoliberalismo Progressista; Negócios Inclusivos; Crítica.

Desenvolvimento por saltos como alternativa às teorias da convergência e catch-up: rumo às teorias schumpeterianas do crédito e desenvolvimento – Leonardo Burlamaqui, Rainer Kattel

Leonardo Burlamaqui, Rainer Kattel

Resumo: Nosso objetivo é demarcar um caminho em direção às teorias schumpeterianas do crédito e desenvolvimento. Para isto, quatro propostas básicas são trazidas para discussão. Primeiramente, sugerimos que a ‘convergência’ e o ‘crescimento convergente’ são, de uma perspectiva schumpeteriana, conceitos teoricamente inadequados visto que propõem narrativas semelhantes à ideia rostoviana de um caminho linear em direção a um suposto ‘equilíbrio historicamente imposto’. O crescimento por saltos através da inovação e crédito é apresentado como uma melhor abordagem para analisar as trajetórias de desenvolvimento. Em segundo lugar, argumentamos que, invés da comumente presumida convergência entre nações, a história mostra que a divergência é um resultado mais comum das trajetórias de desenvolvimento; o que é especialmente mais claro nos últimos 50 anos. Em terceiro lugar, demarcamos os elementos chave desta abordagem schumpeteriana, centrada no conceito do crescimento por saltos através da inovação e crédito. Concluímos enfatizando os papéis essenciais do crédito e gestão financeira para uma compreensão acurada das trajetórias de desenvolvimento nesta abordagem alternativa, postulando que este construto pode ser entendido como um Estado empreendedor schumpeteriano.

Palavras-chave: catching-up, convergência, Schumpeter, teoria do desenvolvimento.

Artigos vs patentes: existe um trade-off? – Antônio Márcio Buainain, Roney Fraga Souza, Winicius Sabino, Dandara Souza Araújo Nascimento

Artigos vs patentes: existe um trade-off?

Resumo: Este artigo se propôs a investigar a existência de um trade-off entre o registro de patentes e publicações de artigos científicos, considerando as publicações e registros de patentes dos pesquisadores brasileiros cadastrados na plataforma Lattes. Os dados dos currículos acadêmicos foram obtidos via técnicas de raspagem de dados, auxiliadas pelo software Captchas Negated by Python reQuests - CNPQ. Os resultados obtidos revelaram que 84,5% dos pesquisadores que depositaram patentes têm uma média de 27 artigos publicados enquanto que 3,5 milhões de pesquisadores que não têm patentes publicaram apenas 4,2 artigos durante o mesmo período. Sendo assim, foi possível concluir que não há um trade-off entre publicar e gerar patentes. Também foi constatado que o impacto das publicações dos pesquisadores com patentes é cinco vezes maior do que os sem patentes.

Palavras Chave: Patentes; artigos científicos; plataforma Lattes; divulgação do conhecimento; universidades.

Documento

Brasil e atores emergentes em perspectiva comparada: políticas públicas, capacidades estatais e desenvolvimento – INCT-PPED

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED)

A nova proposta de pesquisa do INCT/PPED procura atualizar a matriz conceitual que orientou o acionar público na última década, para prover ferramentas que possam dar conta dos novos desafios que se apresentam ao Brasil e outros países emergentes na segunda década do século XXI. Tanto no plano doméstico como no internacional existem novas tendências pesadas que atribuem uma maior complexidade ao quadro que caracterizou a situação do Brasil na primeira década de 2000. Se por um ado os avanços no plano doméstico foram importantes, principalmente a partir da construção de um modelo de crescimento dinamizado pelo mercado interno e com forte inclusão social, o aumento de renda ocorrido na última década abriu espaço para novas demandas sociais que exigem políticas públicas mais assertivas, estruturantes, inclusivas e participativas. Por sua vez, já no plano internacional, a crise dos países centrais, originada na especulação financeira dos derivativos nos Estados Unidos, resulta muito mais que um simples gargalo no crescimento: expressa uma reacomodação estratégica nas relações de poder no sistema mundial.

continue lendo >