Eixos Temáticos - Linhas de Pesquisa

As diferentes linhas de pesquisa buscam preencher lacunas na interpretação, formulação e implementação de políticas públicas e lidar, a partir de uma postura inovadora e com base numa perspectiva comparativa, com a problemática contemporânea do desenvolvimento.

Linha 1 – Capacidades Estatais, Políticas Públicas e Dimensão Institucional

Coordenadora: Maria Antonieta Leopoldi (PPGCP/UFF e PPED/UFRJ).

A Linha 1 se propõe a fazer uma reflexão teórica sobre o papel do Estado no capitalismo Globalizado e sua atuação através de políticas públicas que podem levar ao desenvolvimento de capacidades burocráticas e de governança. Realiza estudos comparados de políticas industriais e de inovação, de bem estar, de combate à pobreza e de inserção internacional do Brasil na economia mundial. Avalia as mudanças recentes na globalização, na geopolítica mundial, na financeirização e seus impactos nas economias e sociedades de países da América Latina, Europa, países que fazem parte dos BRICS com maior ênfase na China.

A Linha 1 do INCT/PPED conta com pesquisadores docentes ligados a três das Universidades que integram o núcleo central do instituto, ou seja, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-americana). Os pesquisadores que integram essa linha também fazem parte de outras universidades como UFPR (Universidade Federal do Paraná), UNB (universidade de Brasília), PUC-Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), UNISINOS (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) e UFPA Universidade Federal do Pará). Em todas essas universidades, os pesquisadores são docentes nos Programas de Pós Graduação.

Ao todo fazem parte da Linha 1 - 24 pesquisadores que desenvolvem, além dos projetos da pesquisa INCT/PPED - IPEA, projetos de pesquisa individuais ou em equipe. Uma parcela dos pesquisadores da Linha 1 se agregou ao novo projeto que reuniu acadêmicos do INCT/PPED e pesquisadores do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) a partir da segunda metade de 2020. Tratava de buscar entender duas grandes questões novas que se colocaram na conjuntura crítica que estamos vivendo: 1) o advento em 2019 de um governo que vem desmantelando as capacidades estatais criadas ao longo de décadas de políticas econômicas, sociais e ambientais e 2) o advento de uma pandemia global que nos levou a refletir sobre o futuro das sociedades e da política no período pós pandêmico. Esse projeto envolveu alguns pesquisadores do INCT/PPED juntamente com pesquisadores do IPEA-DIEST, sob a coordenação de Renato Boschi (da parte do INCT/PPED) e de Alexandre Gomide (da parte do IPEA). Ambos são pesquisadores da Linha 1. O projeto ganhou o titulo de Desmonte e Reconstrução de Políticas e Capacidades Estatais para o Mundo Pós Pandemia.

Outra parcela dos pesquisadores da Linha 1 seguiu trabalhando em seus projetos individuais com suas equipes e suas redes acadêmicas, dando continuidade às pesquisas que já vinham desenvolvendo no INCT/PPED.

Não existe descontinuidade entre as pesquisas propostas inicialmente ao INCT/PPED e as reflexões que agora são feitas, mais de uma década após a sua formulação. O país passou e vem passando por mudanças bruscas tanto na vida politica nacional como na situação de pais emergente, vivendo uma crise econômica que se arrasta desde 2014-15, que vem combinando PIB negativo ou baixo com crescimento da inflação, alto desemprego e aumento da população com fome.

Linha 2 - Políticas de Inovação, Fronteiras Tecnológicas e Coalizões de Interesse: a Dinâmica da Agricultura em Perspectiva Comparada

Coordenadora: Ana Celia Castro (PPED/UFRJ e CBAE/UFRJ).

A Linha 2 integra-se com a discussão teórica de capacidades estatais a partir das políticas de inovação e das políticas setoriais, com particular foco na área do agronegócio. O campo de ensino e pesquisa proposto pela Linha 2 vincula-se ao tema mais geral das capacidades estatais – construção, desconstrução e resiliência no período mais recente – a partir de três eixos temáticos que vêm sendo desenvolvidos, de forma especializada, pelos Programas de Pós-graduação que compõem a Linha 2. Os três eixos são: inovação, fronteiras tecnológicas e desenvolvimento, reflexão prioritariamente elaborada por professores do PPED/IE/UFRJ; políticas agrícolas, produção familiar, recursos naturais e coalizão de interesses na formulação de políticas, temática analítica do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA/UFRRJ); dinâmica da agricultura, inovação, propriedade intelectual na agricultura e suas relações com o desenvolvimento, campo do conhecimento ao qual se dedicam os pesquisadores do Departamento de Política Científica e Tecnológica  da Universidade Estadual de Campinas (PDCT/IG/UNICAMP) e do Instituto de Economia da mesma instituição (IE/UNICAMP). 

 A Linha 2 desenvolve atividades de pesquisa em rede, articulando pesquisadores pertencentes à UFRJ, UFRRJ, UNICAMP, UNILA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), entre outras instituições parceiras, onde estão os participantes dessa linha de pesquisa: quatorze pesquisadores permanentes; quatorze pesquisadores associados; dezesseis doutorandos e cinco mestrandos.

Grande parte do esforço de pesquisa da Linha 2 estará incorporada no Projeto INCT/PPED - IPEA. Entretando, a partir do final de 2020, os temas de pesquisa da Linha 2 permanecem, em continuidade com os projetos desenvolvidos desde julho de 2019, data inicial deste relatório.

Linha 3 – Governança de Bens Comuns e Serviços Ecossistêmicos na Economia Sustentável

Coordenadora: Estela Maria S. C. Neves (PPED/UFRJ)

A Linha 3 abrange um amplo campo de docência e investigação, resultante tanto da variedade de formação profissional de seus integrantes e suas especialidades, quanto da agenda da própria Linha. A abordagem da governança de bens comuns e os serviços ecossistêmicos compreende três vertentes – a da governança, da economia e da sustentabilidade. Essa moldura conceitual se aplica à análise e reflexão sobre as agendas: “verde” - biodiversidade, serviços ecossistêmicos; “cinza” - energia, mudanças climáticas, saneamento básico, ambiente urbano; e “azul” - recursos marinhos, e envolve várias áreas disciplinares com o objetivo comum de subsidiar a formulação de políticas públicas.

Os oito pesquisadores docentes ligados à Linha 3 do INCT/PPED pertencem a duas Universidades integrantes do INCT/PPED (UFRJ e UFRRJ), congregando três unidades de pós-graduação - o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/UFRJ), o Departamento de Administração da UFRRJ e o CPDA/UFRRJ. No total, esta Linha congrega oito pesquisadores docentes, nove pesquisadores associados e 12 pesquisadores discentes, que propõem para o próximo biênio um total de onze pesquisas.

 

Os temas eleitos pelos pesquisadores da Linha 3 formam um diversificado leque de questões pertinentes à agenda da defesa do meio ambiente e da sustentabilidade. Entre eles estão a coordenação de políticas ambientais, a governança da água, o desmonte da política ambiental no Brasil e Estados Unidos da América, biodiversidade e áreas protegidas, tecnologias sociais de apoio a políticas de proteção à natureza, produção agroalimentar e biodiversidade, derramamento e contaminação por óleo, rastreabilidade da cadeia de carne bovina, capacidades estatais e movimentos sociais de povos e comunidades tradicionais, pesca esportiva e áreas protegidas.

Quanto às relações mantidas entre as pesquisas ora propostas para o período 2022-2024 e a produção do período anterior, a maioria dos projetos apresentados pelos pesquisadores da Linha 3 mantém a temática eleita para as investigações desenvolvidas no período 2019-2021. Em particular, diversos projetos são desdobramentos originados nas pesquisas desenvolvidas no período anterior, no âmbito da parceria DIEST/IPEA-INCT/PPED 2020-22 - “Desmonte e Reconstrução de Políticas e Capacidades Estatais Para o Mundo Pós-Pandemia”, dando continuidade às investigações por meio da expansão de situações empíricas analisadas e do aprofundamento de determinados temas de pesquisa.