Apostando na interdisciplinaridade e na articulação interinstitucional, o NUPPAA, bem como suas instituições promotoras, têm sido bem sucedido em reunir uma peculiar comunidade epistêmica, nacional e internacional, que combina distintas matrizes teóricas, mas que é capaz de fomentar um diálogo profícuo entre áreas, campos, temas e perspectivas analíticas e metodológicas com grande potencial de compreensão dos processos contemporâneos. No ano de 2024, o NUPPAA soma-se ao compromisso coletivo de pensar os temas das forças-tarefas do T20 (Thinktanks), no contexto do G20 Brasil.
A chamada de trabalhos para o 6º Seminário NUPPAA sugere que os trabalhos apresentem contribuições à discussão dos seguintes temas das forças-tarefas 1, 2 e 5 do T20, além de temas do NUPPAA e INCT-PPED e CBAE, incluídos ao final:
Coordenadores do NUPPAA – Ana Célia Castro, Antonio Márcio Buainain, Georges Flexor, Maria Antonieta Leopoldi.
1.1. Promover políticas efetivas de combate à pobreza e à fome e o papel da cooperação trilateral na sua promoção: (ODS 1,, 2, 10, 17). Coordenadores: Maria Antonieta Leopoldi, Flavio Gaitán, Arnaldo Lanzara. Suplente: Pedro Fandiño.
1.2. Promover a segurança alimentar e nutricional por meio de sistemas alimentares sustentáveis: (ODS 1, 2, 8, 13, 14 e 17). Coordenadores: Ana Célia Castro, John Wilkinson, George Flexor. Suplente: Sérgio Pereira Leite.
1.3. Ampliar o Acesso à Proteção Social e Serviços Básicos: (ODS 1, 2, 3, 4, 6, 8, 10 E 11).
Coordenadores: Charles Pessanha, Cristiano Monteiro, Pedro Fadiño. Suplente: Andrea Ribeiro.
1.4. Promover a cobertura universal de saúde, a saúde digital e a inovação aberta para combater as desigualdades em saúde: (ODS 3, 9, 10). Coordenadores: Fernando Bozza, Manoel Costa, Cláudia Mermelstein. Suplente: Patrícia Bozza.
1.5. Questões de Saúde Global e a Abordagem de Saúde Única: ODS 17. Coordenadores: Carlos Morel, Cláudia Chamas, Roberta Rodrigues. Suplente: Marco Nascimento.
1.6. Reforma das políticas fiscais para reduzir as desigualdades e erradicar a pobreza: (ODS 1, 10).
Coordenadores: Denise Lobato Gentil, Luis Fernando Rodrigues de Paula, Valéria Lúcia Pero. Suplente: Paulo Roberto Corval.
1.7. Combate às discriminações e desigualdades de gênero e raça e repensar a economia do cuidado: (ODS 1, 3, 4, 5, 8, 10, 16 e ODS 18 do Brasil). Coordenadores: TBD
Coordenadores do NUPPAA: Estela Neves, Estevam Las Casas, Graciella Faico Ferreira, Marta Irving, Nirvia Ravena, Thadeu Rocha.
2.1. Promover transições energéticas sustentáveis, inclusivas e justas: ODS 7, 8, 9, 10, 12 e 13.
2.2. Acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e consumo/produção sustentáveis: ODS 1, 2, 7, 8, 9, 10, 13, 14, 15 e 17.
2.3. Fomento ao Investimento e à Inovação Aberta para Soluções Sociobioeconômicas e Baseadas na Natureza: ODS 1, 2, 8, 10, 12, 13, 14, 15 e 17.
2.4. Investir em infraestrutura sustentável, inclusiva e resiliente: ODS 1, 2, 7, 9, 11 e 17.
2.5. Acesso a Fundos Multilaterais e Alavancagem de Capital Privado para o Financiamento do Clima: ODS 13 e 17.
2.6. Operacionalizar a Justiça Climática por meio do Financiamento e da Transferência de Tecnologia: ODS 9, 10.
Coordenadores do NUPPAA: Priscila Machado Vieira Lima, Yago Paiva, Yuri de Oliveira Lima.
5.1 Inclusão Digital e Conectividade Universal Significativa: ODS 1, 3, 4, 6, 8, 9, 10, 11, 16 e 17.
5.2 Transformação Digital e Plataformização dos Serviços Públicos: ODS 1, 3, 4, 6, 8, 10, 11 e 16.
5.3 Integridade Digital, Proteção de Dados e Segurança Cibernética: ODS 3, 4, 9, 11, 16 e 17.
5.4. Novas Tecnologias Digitais para os ODS e Trabalho Decente: Todos os ODS.
5.5. Desafios, Oportunidades e Governança da Inteligência Artificial: ODS 3, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 16 e 17.
5.6. Governança Digital Global e Regulação de Plataformas Digitais: ODS 9, 10, 12 e 16.
Coordenadores: Allan Rocha, Lia Calabre. Suplente: Leandro Mendonça
Coordenadores: Alcides Gussi, Breynner Oliveira e Paulo Jannuzzi
O GT Avaliação de Políticas Públicas propõe selecionar trabalhos que versam sobre as seguintes temáticas: 1. Avaliações substantivas de programas públicos e projetos sociais; 2. Experiências institucionais de monitoramento e avaliação; 3. Implementação e avaliação de políticas e programas; 4. Perspectivas teórico-metodológicas inovadoras e contra hegemônicas de avaliação; 5. Inteligência artificial na Avaliação de Programas; 6. Epistemologias decoloniais de avaliação.
Coordenadores: Ana Célia Castro, Adriano Proença, Felipe Koch da Silveira, Fernando Bozza. Suplente: Breynner Oliveira.
Coordenadores: Arnaldo Lanzara, Flávio Gaitán, Moisés Balestro. Suplente: Sandro Pereira Silva.
A Comissão Organizadora do 6º Seminário NUPPAA receberá propostas de apresentação de trabalhos até meia-noite de 3 de maio de 2024 conforme instruções a seguir:
FORÇA TAREFA – O proponente deverá enviar o Resumo Expandido, com os seguintes itens:
Os resumos devem conter, no máximo, 1000 palavras no formato A4 (21x29,7cm), digitadas em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e justificado. Não serão aceitos resumos fora do padrão do Modelo de Apresentação de Trabalho (FORÇA TAREFA). As propostas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro autores.
TEMAS NUPPAA – O proponente deverá enviar o Resumo Expandido, com os seguintes itens:
Os resumos devem conter, no máximo, 1000 palavras no formato A4 (21x29,7cm), digitadas em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e justificado. Não serão aceitos resumos fora do padrão do Modelo de Apresentação de Trabalho (TEMAS NUPPAA). As propostas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro autores.
TEMAS DO INCT/PPED E DO CBAE/UFRJ – O proponente deverá enviar o Resumo Expandido, com os seguintes itens:
Os resumos devem conter, no máximo, 1000 palavras no formato A4 (21x29,7cm), digitadas em fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples e justificado. Não serão aceitos resumos fora do padrão do Modelo de Apresentação de Trabalho (TEMAS DO INCT/PPED E DO CBAE UFRJ). As propostas podem ser apresentadas individualmente ou em grupo de, no máximo, quatro autores.
Para o envio do Resumo Expandido, será necessário o preenchimento do formulário eletrônico no link Resumos e do upload do Modelo de Apresentação de Trabalho.
No momento do preenchimento do formulário de inscrição de resumo, o autor assinalará o Tema a que se refere seu trabalho.
Arquivos aceitos: Documento e PDF. Tamanho máximo do arquivo: 2MB.
O período de envio dos resumos encerra-se na meia-noite de 3 de maio de 2024.
Os resumos selecionados serão posteriormente publicados nos Anais do 6º Seminário NUPPAA, conforme forem autorizados e enviados pelos autores. É terminantemente proibido qualquer tipo de inclusão, correção ou alteração nos resumos recebidos.
A lista dos resumos aprovados será publicada no site em 10 de maio de 2024.
A versão final do trabalho aprovado deverá ser entregue até 3 de julho de 2024. Os trabalhos recomendados serão publicados nos Anais do 6º Seminário NUPPAA .
Parceiros