DUAS EVOCAÇÕES: CIÊNCIA E POLÍTICA, de Ignacio Godinho Delgado

24/07/2017

Acesse o e-book do livro - DUAS EVOCAÇÕES: CIÊNCIA E POLÃTICA, de Ignacio Godinho Delgado

DUAS (E)VOCAÇÕES: POLÍTICA E CIÊNCIA

É com enorme satisfação que poderei, com o presente texto, participar com um registro formal, mas também bastante sincero e amigo, da trajetória intelectual de Ignacio Delgado, dado que de outras maneiras e em diferentes momentos dela de alguma forma compartilhei e ainda o faço.

Ignacio foi meu aluno e orientando no programa de doutorado em Ciências Humanas, entre 1995 e 1999, da UFMG, na ocasião recém criado. Compartilhamos nessa qualidade, de enorme identidade quanto às abordagens teóricas e métodos na disciplina da Ciência Política, sobretudo em termos da importância de se privilegiar uma perspectiva histórica no âmbito da análise de cunho institucional, até então marcada por uma limitada visão racional instrumental. Além disso, vale o registro que muito me orgulhou, Ignacio foi o primeiro doutor a se formar naquele programa com uma tese realizada de maneira competente focalizando temas de nosso interesse comum, como foi a conexão entre a trajetória do empresariado e o curso da política social brasileira, no processo de modernização do país.

Mais adiante, Ignacio participou de uma rede de pesquisadores por mim coordenada, com um projeto para o IPEA sobre os BRICS, no qual procurávamos avaliar comparativamente diferentes dimensões de políticas públicas na trajetória de desenvolvimento dos países integrantes da sigla. A ênfase do projeto era a avaliação de capacidades estatais, tema de extrema relevância e atualidade, no que concerne, ainda hoje, aos dilemas de crescimento econômico enfrentados por diferentes países em vista das crises cíclicas que abalam o sistema capitalista internacional. Novamente, coube a Ignacio um estudo de enorme relevância focalizando dilemas de coordenação na política industrial, traçando trajetórias e horizontes nos casos da China, Índia e Brasil. Deve-se salientar que, embora o fruto desse trabalho coletivo tenha se materializado com a publicação de um volume intitulado "Capacidades

Estatais em Países Emergentes" em 2016, o projeto foi formulado ao longo de vários anos, com a realização de seminários no contexto de um INCT sobre DUAS (E)VOCAÇÕES: POLÍTICA E CIÊNCIA Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento, nos quais Ignacio sempre participou com sua arguta inteligência crítica e espírito coletivo.

E em vista dessas qualidades, Ignacio integrou e, até o momento, ainda integra, o Comitê Gestor desse INCT, que se compõe de quatro linhas de pesquisa e representantes de importantes instituições de ensino e pesquisa como a UFJF, a UFRJ, a Unicamp a UFRRJ e o IESP, da UERJ. Novamente, é com muita satisfação e reconhecimento que posso, na qualidade de coordenador desta rede, contar com a contribuição e parceria de Ignacio.

Sempre tive como princípio, enquanto professor e pesquisador, que a formação é um aprendizado mútuo, que envolve uma interação crítica com aqueles e aquelas com os quais se trabalha. Devo confessar, nesse particular, que esse processo, no caso de Ignacio, foi e tem sido para mim de enorme relevância, e que culminou com minha participação em sua banca do Professor Titular, Classe E, da carreira do magistério superior nas universidades federais.

Some-se a isso, talvez uma dimensão que é a mais significativa, a identidade de princípios e valores, sobretudo no plano da ideologia e da política. Posso afirmar que tal identidade, no meu caso em relação a Ignacio, é um dos fatores que mais aproximam nossas trajetórias, sendo crucial para se enfrentar as adversidades como as da atual conjuntura no Brasil e em outros contextos, de rupturas da ordem democrática e adoção de projetos que colocam em risco direitos e ameaçam o papel do Estado, com uma visão canhestra fundada numa suposta hegemonia do mercado.

Com o presente registro, deixo aqui minha marca e meu agradecimento à amizade de Ignacio Godinho Delgado com saudações cariocas de um mineiro da Zona Metalúrgica à Mata Mineira, como ele sempre gostou de enfatizar.

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2017

Renato Boschi

Acesse o e-book em formato PDF

Capa do livro – DUAS EVOCAÇÕES: CIÊNCIA E POLÍTICA, de Ignacio Godinho Delgado