Eixos Temáticos

As diferentes linhas de pesquisa buscam preencher lacunas na interpretação, formulação e implementação de políticas públicas e lidar, a partir de uma postura inovadora e com base numa perspectiva comparativa, com a problemática contemporânea do desenvolvimento.

Linha 1 – Capacidades Estatais, Políticas Públicas e Dimensão Institucional

Coordenadora: Doutora Maria Antonieta Leopoldi (PPGCP/UFF e PPED/UFRJ).
A Linha 1 se propõe a fazer uma reflexão teórica sobre o papel do Estado no capitalismo globalizado e sua atuação através de políticas públicas que podem levar ao desenvolvimento de capacidades burocráticas e de governança. Realiza estudos comparados de políticas industriais e de inovação, de bem estar, de combate à pobreza e de inserção internacional do Brasil na economia mundial. Avalia as mudanças recentes na globalização, na geopolítica mundial, na fnanceirização e seus impactos nas economias e sociedades de países da América Latina, Europa, países que fazem parte dos BRICS com maior ênfase na China.
Eixos temáticos de pesquisa da Linha 1:

  • Relações entre Brasil e China; Pesquisas sobre países dos BRICS ou sobre os BRICS;
  • Política e Economia Internacional e Estudos Comparados de Instituições;
  • Estudos comparados de países da América Latina e Europa nas áreas de Políticas de Bem Estar e Desigualdade;
  • Economia e Política no Brasil: Instituições e Políticas Públicas;
  • Estado Brasileiro, capacidades estatais, governança e políticas públicas no contexto democrático. Coalizões para o desenvolvimento, Estado desenvolvimentista.

Linha 2 - Políticas de Inovação, Fronteiras Tecnológicas e Coalizões de Interesse: a Dinâmica da Agricultura em Perspectiva comparada

Coordenadora: Doutora Ana Celia Castro (PPED/UFRJ).
A Linha 2 integra-se com a discussão teórica de capacidades estatais a partir das políticas de inovação e das políticas setoriais, com particular foco na área do agronegócio. O campo de ensino e pesquisa proposto pela linha 2 vincula-se ao tema mais geral das capacidades estatais - construção, desconstrução e resiliência no período mais recente – a partir de três eixos temáticos que vêm sendo desenvolvidos, de forma especializada, pelos Programas de Pós-graduação que compõem a linha 2.
Eixos temáticos de pesquisa da Linha 2:

  • Inovação, fronteiras tecnológicas e desenvolvimento, reflexão prioritariamente elaborada por professores do PPED/IE/UFRJ;
  • Políticas agrícolas, produção familiar, recursos naturais e coalizão de interesses na formulação de políticas, temática analítica do CPDA/UFRRJ;
  • Dinâmica da agricultura, novação, propriedade intelectual na agricultura e suas relações com o desenvolvimento, campo do conhecimento ao qual se dedicam os pesquisadores do PDCT/IG/UNICAMP e do IE/UNICAMP.

Linha 3 – Governança de Bens Comuns e Serviços Ecossistêmicos na Economia Sustentável

Coordenadora: Doutora Estela Maria S. C. Neves (PPED/UFRJ).
A Linha 3 abrange um amplo campo de docência e investigação, resultante tanto da variedade de formação profissional de seus integrantes e suas especialidades, quanto da agenda da própria Linha. Essa moldura conceitual se aplica à análise e reflexão sobre as agendas: “verde” - biodiversidade, serviços ecossistêmicos; “cinza” - energia, mudanças climáticas, saneamento básico, ambiente urbano; e “azul” - recursos marinhos, e envolve várias áreas disciplinares com o objetivo comum de subsidiar a formulação de políticas públicas.
Eixos temáticos de pesquisa da Linha 3:

  • Governança;
  • Economia;
  • Sustentabilidade.