Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/inct/public_html/pesquisa/eixos-tematicos/index.php on line 7
Eixos Temáticos | INCT/PPED

Eixos Temáticos

As diferentes linhas de pesquisa buscam preencher lacunas na interpretação, formulação e implementação de políticas públicas e lidar, a partir de uma postura inovadora e com base numa perspectiva comparativa, com a problemática contemporânea do desenvolvimento.

Linha 1 - Estado, Variedades de Capitalismo e Políticas de Desenvolvimento

Coordenadora: Professora Doutora Eli Diniz.
A linha constitui o eixo central do projeto e lança as bases conceituais que articulam a proposta do Instituto. O objetivo desta linha é analisar, à luz da literatura sobre variedades de capitalismo e da abordagem institucionalista, a trajetória de países emergentes na América Latina e na Ásia.
Consultores Internacionais:
Diego Sanchez Anchochea (UNIVERSITY OF OXFORD)
Linda Weiss (UNIVERSITY OF SIDNEY)
Peter Evans (UNIVERSITY OF CALIFORNIA, BERKELEY)
Robert Wade (LONDON SCHOOL OF ECONOMICS)

Linha 2 - Políticas Públicas, Instituições e Dinâmicas Tecnológicas

Coordenadora: Professora Doutora Ana Célia Castro.
A linha de pesquisa propõe analisar a nova dinâmica de inovação no agronegócio sob a ótica da mudança institucional e das políticas públicas; compreender a relação entre catching-up e propriedade intelectual a partir da abordagem de Governança do Conhecimento e combinar as perspectivas de políticas, instituições e conflitos de interesses na análise do Programa de Produção de Biocombustíveis.
Consultores Internacionais
Leonardo Burlamaqui (FORD FOUNDATION, USA)
Mário Possas (PPED/IE/UFRJ)
Shulin Gu (UNIVERSITY OF BEIJIN, CHINA)

Linha 3 – Biodiversidade, Recursos Naturais e Culturais

Coordenada pelo Professor Doutor Peter Herman May
Agrega projetos de pesquisa estruturados em torno a três distintas "agendas". A aqui denominada "agenda verde", a partir de uma perspectiva que privilegia o território, aborda os serviços ambientais nas cadeias de valor, bem como estuda as relações benefício-custo ambiental em projetos de natureza distinta– conservação, turismo sustentável, biodiversidade. A chamada "agenda cinza" trata dos projetos relacionados com as convenções internacionais, como mudanças climáticas e desenvolvimento limpo, com claras implicações regulatórias. E, finalmente, a "agenda amarela" incorpora projetos que se estruturam a partir da preocupação com a gestão ambiental, pública e privada.
Desta forma, a linha 3 se estrutura a partir de uma perspectiva interdisciplinar e intersetorial, e busca compreender e interpretar de que forma as políticas ambientais se articulam com as demais políticas de desenvolvimento, a partir de um enquadramento que privilegia as relações sociedade-natureza, inspirada prioritariamente nas experiências brasileiras.
Consultores Internacionais
Edgar Morin (EHESS, FRANCE)
Jean Pierre Briot (LABORATOIRE D´INFORMATIQUE DE PARIS VI)