Governança

ESTRUTURA

Até março de 2021, o INCT/PPED era formado por oito programas de pós-graduação, pertencentes a quatro Universidade Federais (UFRJ, UFF, UFRRJ, UFJF) e duas Universidades Estaduais (UERJ e UNICAMP), que representam centros de articulação institucional das áreas de ciências sociais e humanidades.

O INCT/PPED é, agora, constituído por seis Programas de Pós-Graduação, pertencentes a quatro Universidades Federais (UFRJ, UFF, UFRRJ, UNILA), uma Universidade Estadual (UNICAMP), e pelo Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE) da UFRJ, que ainda não possui Programa de Pós-Graduação específico. O CBAE/UFRJ desenvolve atividades de ensino e pesquisa transversais à UFRJ, especialmente o Programa de Cátedras, ampliando o escopo e o alcance das atividades do INCT/PPED. Em síntese, a nova composição do instituto é:

§  Programa de Pós- Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (PPED/IE/UFRJ) - instituição sede;

§  Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Agricultura, Sociedade e Desenvolvimento (CPDA/UFRRJ);

§  Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP/UFF);

§  Instituto de Economia (IE/Unicamp);

§  Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT/Instituto de Geo-Ciências/ UNICAMP); 

§  Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD/UNILA); e

§  Colégio Brasileiro de Altos Estudos (CBAE/UFRJ).

 

O projeto é composto por três linhas de pesquisa. A primeira linha de pesquisa, Capacidades Estatais, Políticas Públicas e a Dimensão Institucional, abrange e unifica, a partir de uma perspectiva teórica e conceitual, as questões ligadas ao Estado brasileiro na conjuntura internacional e nas suas complexidades internas, às Capacidades Estatais nas suas várias dimensões, às Instituições governamentais e às Políticas Públicas. A Linha 1 serve de base para as outras linhas de pesquisa, que se propõem a analisar várias dimensões que são importantes para a compreensão do desenvolvimento: Linha 2 - Políticas de inovação, fronteiras tecnológicas e coalizões de interesse: a dinâmica da agricultura em perspectiva comparada e Linha 3: Governança de Bens Comuns e Serviços Ecosistêmicos na Economia Sustentável - a questão da governança e da sustentabilidade ambiental.

O INCT/PPED tinha uma quarta linha de pesquisa, intitulada A política externa e as estratégias de cooperação internacional do Brasil. Essa linha encerrou suas atividades no em junho de 2020.

 

COMITÊ GESTOR

O Comitê Gestor do INCT/PPED é o núcleo-base do Instituto. É essa equipe é responsável por aprovar seu orçamento, os relatórios financeiros apresentados pela equipe técnica que presta suporte à gestão, e por adequar a gestão financeira aos objetivos fundamentais do INCT, tomando decisões alinhadas com sua agenda de futuro. Ou seja, todas as decisões de alinhamento de pesquisa são tomadas nas reuniões realizadas pelo Comitê, por ser este, também, um Comitê Acadêmico.

Levando em consideração que o INCT/PPED existe como um projeto para o desenvolvimento e o aprofundamento múltiplo de pesquisas, unir em uma só equipe as funções de Comitê Gestor e de Comitê Acadêmico permite readequar os objetivos do INCT frente a eventuais desafios que são impostos ao caminho da pesquisa de maneira mais dinâmica. Até março de 2021, o Comitê Gestor era formado por 10 pesquisadores senior do INCT/PPED, divididos entre os diferentes programas e linhas de pesquisa que o compõem. Após as mudanças institucionais relatadas, o Comitê passa a ser formado por nove pesquisadores. Nossa estrutura de funcionamento operacional se caracteriza por: 

Coordenador
Renato Boschi  (INCT/PPED)

Vice-coordenadora
Ana Célia Castro (UFRJ/CBAE)

Comitê Gestor
Antônio Márcio Buainain  (UNICAMP)
Estela Maria de Souza Neves (UFRJ)
Flavio Gaitán (UNILA)
Maria Beatriz Bonacelli (suplente) (UNICAMP)
Maria Antonieta Leopoldi (UFF)
Georges Flexor (suplente) (UFRRJ)
Sérgio Pereira Leite (UFRRJ)

Comitê Consultivo (Advisory Board)
Cristina Possas (DST-AIDS/Ministério da Saúde)
Diego Sanchez-Ancochea (University of Oxford)

Apoio Comitê Gestor
Ana Carolina Oliveira

Secretaria
Sonia Lais da Rocha