A relação universidade-sociedade no século XXI – Desafios e perspectivas para a avaliação da Terceira Missão

11/10/2019

A relação universidade-sociedade no século XXI

O foco principal do seminário é o debate em torno da avaliação da relação universidade-Sociedade, considerando a construção de indicadores da Terceira Missão e as premissas da Universidade do Século XXI. Espera-se promover uma reflexão sobre novos elementos para alimentar discussões que vêm sendo realizadas em torno do tema, tanto a partir do Manual de Valência, como de experiências em Universidades do país e mesmo no exterior.

Como identificar as atividades, organizá-las institucionalmente, implementá-las e acompanhá-las é um desafio importante para que a Universidade busque maior efetividade de suas ações frente ao seu entorno e preste contas à sociedade, reforçando suas missões de ensino e pesquisa, mas também promovendo outros atores que, da mesma forma, participam deste processo e que estão além das IES.

Além da participação de professores e pesquisadores da Unicamp, USP e UFRJ, o evento também contará com a presença da Professora María Elina Estébanez, da Universidade de Buenos Aires (UBA), pesquisadora do Centro de Estudos sobre Ciência, Desenvolvimento e Ensino Superior - Centro Redes (Argentina) e integrante da equipe do Programa de Indicadores de Vinculación de la Universidad con el Entorno Socioeconómico (Observatorio Iberoamericano de la Ciencia, la Tecnología y la Sociedad/Red Iberoamericana de Indicadores de Ciencia y Tecnología).

Venha discutir conosco as diferentes formas de relação Universidade - Sociedade, indo além das concepções de extensão universitária.

Identificar, incrementar, avaliar e medir essas atividades são um grande desafio. Vamos avançar juntos neste debate!

18 de outubro de 2019
Inscrições gratuitas pelo site: https://doity.com.br/a-relacao-universidade-sociedade-no-seculo-xxi-desafios-e-perspectivas-para-a-avaliaca-2019071211574